Videira – As ruas centrais de Videira foram pintadas de rosa e branco no final da tarde desta segunda-feira (8). Cerca de 1.800 mulheres presenteadas com camisetas brancas com detalhes cor-de-rosa participaram de uma caminhada programada pelo Departamento Municipal de Ação Social em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A concentração aconteceu ao lado do Paço Municipal, onde as convidadas participaram de uma sessão de aquecimento com uma professora da Fundação Municipal de Esportes e com uma convidada especial que recebeu o nome simbólico de Maria da Penha.
Depois de receber a preparação da profissional de Educação Física, o exército de mulheres acompanhado do prefeito Wilmar Carelli, de secretários municipais, da presidente da Câmara de Vereadores – Maria Eneida Furlin Dresch, além de outros vereadores e do deputado federal Celso Maldaner, seguiu pela Rua Lauro Muller, Avenida Beira, passando pela Praça Nereu Ramos, até o Largo da Estação, no Centro da Cidade. No local, Carelli enalteceu a importância das mulheres não apenas no contexto familiar, mas também no profissional, o que tem ajudado a construir a história do município. “Vocês, hoje, deram uma lição de civismo e de organização ao se reunirem para participar deste evento. Em nome da Administração de Videira quero parabenizar e agradecer a todas vocês que partilham suas vidas com a gente”, disse o prefeito.
As participantes também foram parabenizadas pelo parlamentar Celso Maldaner e pela presidente da Câmara – Maria Eneida Furlin Dresch . Na sequência assistiram uma peça teatral dramatizada pelo Grupo de Malas Prontas, que através na personagem Maria da Penha, abordou questões como a violência contra a mulher, seus direitos e cuidados com a saúde. O evento fechou com uma animada apresentação do grupo de danças da Academia Kaya, formado exclusivamente por mulheres. ”Além de comemorarmos essa data, também queríamos promover um momento de informação e reflexão em torno da problemática que atinge as mulheres”, aponta a diretora do Departamento de Ação Social – Rosane Schneider Manenti.
Para realizar o evento, o Departamento firmou parcerias com as Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Turismo e Cultura, FMEV, Biblioteca Municipal, além da Gerência Regional de Educação, Polícia Militar e Imprensa, em especial a Rádio Transamérica Hits. “Superamos a expectativa de participação e isso demonstra o quanto nossas mulheres estão atentas às iniciativas que promovam a discussão do papel e do direito delas na sociedade. Nosso muito obrigada àquelas que vieram partilhar suas vivências e alegrias conosco”, concluiu a vereadora e assistente social de município, Maria Eneida Furlin Dresch, que também trabalhou na coordenação do evento.
Silvia Palma
AI/Redação 24 Horas