Veículo ficará estacionado atrás da Igreja Matriz a partir das 8h para venda do pescado em ação alusiva aos 56 anos de Penha.
Penha – O Caminhão do Peixe, da Prefeitura de Itajaí, estará em Penha neste sábado, dia 12, quando a comunidade poderá comprar o pescado com preços mais acessíveis. A partir das 8h, ele estacionará no terreno aos Fundos da Igreja Matriz, no Centro e permanecerá o meio dia. A visita faz parte da programação de eventos alusiva aos 56 anos de emancipação política do município de Penha
Vários tipos de pescados como filés de pescada, de abrótea, linguado eviscerado, gordinho eviscerado, sardinha inteira, corvina em posta estarão disponíveis no caminhão. Aproximadamente uma tonelada à disposição da comunidade. “O pescado vendido no caminhão é fresco, possui qualidade e um bom preço para a população”, salienta o secretário de Agricultura e Pesca, Luiz Fernando Vailatti, o Ferrão.
A orientação da Secretaria é para que todos os interessados em comprar o produto levem sua sacola de casa. “Queremos auxiliar na preservação da natureza, evitando que novas sacolas plásticas sejam lançadas no meio ambiente”, frisa Ferrão. Segundo estudos, uma sacola de plástico leva até 300 anos para se decompor.
Após três visitas do Caminhão do Peixe, a população de Penha fomentou a compra de quase três toneladas de um pescado oferecido a preços mais acessíveis e de qualidade. “Sempre citamos que o preço é o de custo par a indústria, uma vez que o pescado é processado na indústria e congelado, à exceção da sardinha, cujo maior consumo é fresco”, explica o secretário de Pesca e Aquicultura de Itajaí, Agostinho Peruzzo.
O retorno do caminhão do peixe à Penha é fruto da manutenção de uma parceria entre a Secretaria de Agricultura e Pesca de Penha e a Secretaria de Pesca de Itajaí. “É uma boa oportunidade de comprar o pescado com preços mais acessíveis. Queremos dar uma continuidade mensal à visita”, explica Ferrão. O Caminhão do Peixe faz parte de um programa na cidade de Itajaí, que passa por todos os bairros incentivando o consumo do pescado.