Balneário Camboriú – A Secretaria da Saúde e Saneamento de Balneário Camboriú, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica, de 18 a 22 de maio, realizará a Campanha de Prevenção as Hepatites Virais. Na próxima terça-feira (19 de maio) é o Dia da Mobilização.
Ainda, será lançada a Campanha de Vacinação contra a Hepatite B para as pessoas de zero a 20 anos. Durante toda a semana, as unidades básicas de saúde estarão sensibilizando a população para o diagnóstico precoce e a prevenção realizando exames para a detecção da doença, além da vacinação contra a hepatite B.
A equipe de profissionais do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), de segunda-feira (18) a sexta-feira (22), fará exames para as Hepatites B e C e o teste rápido para a Hepatite C – o teste rápido será feito apenas neste período.
No Dia “D” (19), das 9h às 17h, será feita uma mobilização na Praça Almirante Tamandaré com atividades educativas e teste rápido para a Hepatite C.
O que é Hepatite?
– A hepatite é a inflamação do fígado e pode ser provocada por abuso de bebidas alcoólicas, por reação não desejada de alguns remédios e por vírus. As hepatites causadas por vírus são transmitidas de pessoa para outra.
Sintomas e evolução:
– Nem sempre os sintomas das hepatites B e C aparecem. Quando ocorrem, podem apresentar pele e olhos amarelados, cansaço, tontura, enjôo, febre, dor na região do fígado, falta de apetite, urina escura, fezes claras. Os casos graves, quando não tratados, podem evoluir para cirrose e câncer.
Tipos de Hepatites e como se pega?
– Hepatite A é transmitida pela boca e fezes de pessoas doentes e por água e alimentos contaminados.
– Hepatite B, C e D é através de agulhas compartilhadas, sexo sem proteção, transfusão de sangue e derivados, alicates de cutículas, laminas de barbear e de mãe infectada para o filho durante o parto.
Quem precisa fazer o exame?
– Vítimas de abuso sexual;
– Pessoas que moram na mesma casa com portador do vírus B;
– Parceiros sexuais de portadores do vírus B, C ou D;
– Usuários de drogas injetáveis ou inaláveis;
– Pessoas que praticam sexo sem camisinha;
– Pessoas que receberam transfusão de sangue antes de 1993;
– Filhos de mães portadoras do vírus B.
Vacinação:
A vacina contra a Hebatite B está disponível em todos os Postos de Saúde para pessoas menores de 20 anos (é preciso receber três doses) e para aqueles com maior risco de pegar o vírus como:
– Usuários de drogas aplicáveis;
– Homens que fazem sexo com homens;
– Profissionais do sexo;
– Comunicantes intra-domiciliares de portador do vírus B e portadores do vírus C;
– Usuários de Hemodiálise;
– Portadores de outras doenças com alto risco de transfusão de sangue ou uso de produtos sanguíneos;
– Soros positivos para HIV;
– Transplantados;
– Bombeiros e policiais rodoviários envolvidos em atividades de resgate;
– Internos e funcionários de instituições fechadas (presídios, hospitais psiquiátricos, guarda de menores, portadores de necessidades especiais);
– Profissionais e estudantes da área de saúde;
– Doadores regulares de sangue;
– Manicures e podólogos.
A vacina contra a Hepatite A não está disponível no calendário básico dos Postos de Saúde, porém quando indicada pelo médico é disponibilizada aos pacientes que se encontram em situações especificas.
Como prevenir as Hepatites?
Hepatite A:
– Lavar as mãos após usar o banheiro, troca de fraldas e antes de comer ou preparar alimentos;
– Prefira ingerir alimentos cozidos. Os alimentos crus devem ficar 30 minutos em solução preparada com uma colher de sopa de hipoclorito de sódio 2,5 em 1 litro de água;
– Utilizar água tratada, quando não estiver disponível deve ferver por 5 minutos ou diluir 2 gotas de hipoclorito de sódio para 1 litro de água;
Hepatite B, C e D:
– Praticar sexo seguro com o uso de camisinha;
– Não compartilhar agulhas, laminas de barbear e escovas de dente;
– Pessoas de zero a 20 anos devem faze5 à vacina contra a Hepatite B;
– Utilizar e exigir materiais descartáveis ou esterilizados.
Mirian Coelho
UNOPress