Jaraguá do Sul -A abertura da campanha de vacinação infantil acontece amanhã (16), às 8 horas, no posto de saúde da Rua Reinoldo Rau (Centro). A prefeita de Jaraguá do Sul, Cecília Konell, o secretário municipal de Saúde, Irineu Pasold, e o jogador de futsal Falcão estarão presentes no evento. Falcão, uma figura conhecida e querida pelas crianças, vai incentivá-las a se protegerem contra a gripe. Em visita ao município no final de semana, o senador Raimundo Colombo e o presidente da Fesporte, Carione Pavanello, também participam da abertura.
A campanha começa neste sábado, o superdia, e vai até 29 de maio. No Dia D todas as 15 unidades de saúde, que possuem sala de vacinação, vão atender crianças maiores de seis meses (incluindo seis meses) e menores de cinco anos (até quatro anos, 11 meses e 29 dias) das 8 às 17 horas. Nos demais dias, o horário será de acordo com o sistema de atendimento de cada posto de saúde.
A meta é alcançar 6,6 mil crianças maiores de seis meses (ou com seis meses completos) e menores de cinco anos. Esse número representa 75% do total da população de 8.770 crianças com essa faixa etária no município. Durante toda a campanha, as crianças que forem vacinadas vão receber uma máscara do mascote "Super Udi", o super-herói da saúde. Em 2008, 5,9 mil crianças foram vacinadas.
De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina infantil é segura e eficaz contra o vírus da gripe, o influenza, e consequentemente ajuda a combater complicações respiratórias como bronquites e pneumonias. O objetivo principal da campanha é reduzir as internações infantis hospitalares relacionadas com a gripe, além de amenizar a transmissão de doenças respiratórias entre as crianças, em centros infantis e escolas, e entre os familiares.
Números
Apesar de não haver pesquisas oficiais no município sobre a relação entre a campanha e a redução de internações, a diretoria do Hospital Jaraguá informou que, de 2007 para 2008, o número de crianças internadas por infecções respiratórias diminuiu 30%. A supervisora de imunização Ana Cristina Machado Kneipp também informa que escolas municipais registraram diminuição no número de faltas de crianças por problemas respiratórios.
Para a campanha de vacinação infantil deste ano, a Prefeitura de Jaraguá investiu R$ 170 mil, entre compra das doses da vacina e divulgação. A vacina também será disponibilizada nos centros municipais de educação infantil para vacinar as crianças cujos pais não têm possibilidade de levá-las ao posto de saúde. Porém o ideal é que um dos pais esteja presente na hora da vacinação. Mais informações pelo telefone (47) 3276-8914.
Fonte:Clarissa Borba
Jornalista