A 1° etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite (paralisia infantil) começa na próxima segunda-feira, 13 de junho. Em Itapema, devido ao feriado municipal na data, a vacinação terá início no dia seguinte, terça-feira (14).
Durante a campanha, que vai até 1° de julho, as doses da vacina estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde do Itapema, com exceção das unidades dos bairros Jardim Praiamar e Várzea. A vacina é feita via oral, através de gotinhas, e todas as crianças menores de cinco anos devem ser imunizadas. A meta para o município é imunizar 95% deste grupo, que somam 3.062 crianças.
A campanha é dividida em duas etapas, sendo que a 2° será realizada no mês de agosto. De acordo com a Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde do município, Maria Schorn Harb, todas as crianças vacinadas na primeira etapa, obrigatoriamente devem receber a segunda dose da vacina em agosto, para que a imunização seja efetiva.
“Dia D”
O “Dia D” da Campanha de Vacinação contra Poliomielite acontece no dia 18 de junho, sábado. Neste dia, além de todas as unidades de saúde estarem abertas durante o dia, a vacina pode ser realizada em qualquer um dos três postos volantes, localizados no Mc Donald´s, no Supermercado Koch (Marginal), e no Posto da Polícia Rodoviária Federal (BR-101).
Sintomas da Poliomielite
A Poliomielite ou paralisia infantil é uma doença infectocontagiosa causada por um vírus e caracterizada por quadro de paralisia flácida de início súbito. O vírus da poliomielite pode causar sintomas parecidos com os da gripe, como febre, mal-estar, sonolência, dor de cabeça, dor muscular, náusea, vômito, diarreia ou constipação, e dor de garganta.