Criciúma 11 de abril de 2013 – O pedreiro Potin Cardoso é casado possuitrês filhos. Morador do bairro Vila Zuleima, há alguns meses resolveu não ter mais filhos e passou a pesquisar sobre as formas de garantir este desejo. Segundo ele, no primeiro momento a esposa, Juliana Machado Gabriel, havia sugerido realizar uma laqueadura, porém o longo pós-operatório fez o casal declinar da ideia. Foi então que se lembraramda vasectomia.
“Procurei me informar sobre essa tal de vasectomia. A recuperação dela é rápida e os resultados são bons. Só que eu não tinha condições de fazer porqueo valor da cirurgia foge dos meus orçamentos”, conta Cardoso.
No entanto, Potin visitou a unidade de saúde do bairro onde mora e, assim como outros 109 homens, vai realizar a cirurgia para enfim não ter mais filhos. A ação realizada pela Secretaria do Sistema de Saúde oferece a homens a possibilidade de realizar a vasectomia. Estes 110 inscritos na Campanha Saúde do Homem no sábado (6) já iniciaram os encaminhamentos para a microcirurgia.
Os homens que ainda não se inscreveram, podem procurar as unidades de saúde do Município de Criciúma e dar o encaminhamento em toda a documentação.
De acordo com a coordenadora de Atenção Básica da Secretaria do Sistema de Saúde, Francielle Lazarin de Freitas Gava, eram agendas cinco vasectomias por mês, sendo um avanço considerado com esta campanha.“A cirurgia deverá sair em até 60 dias. Cada um deverá aguardar toda documentação para o encaminhamento da operação”, explica Francielle. Ela ressalta que, apesar da campanha incentivar a vasectomia, muitos casais ainda optaram pela laqueadura.
Para ela, as vantagens de realizar a vasectomia em detrimento da laqueadura são muitas, a começar pela recuperação. Francielle conta que a reabilitação da laqueadura dura 40 dias, além de ser uma cirurgia complexa. Já a vasectomia trata-se de um procedimento ambulatorial, o qual em menos de uma semana o paciente está recuperado e liberado para realizar suas atividades normais.
O objetivo da campanha foi contemplar um dos eixos do Plano Municipal de Ações de Saúde do Homem, que prevê ações para promover a informação, educação e comunicação em saúde. Além de buscar incorporar ações e atividades educativas voltadas para o planejamento reprodutivo.
A campanha faz parte de um método de planejamento familiar, que incentiva o uso de métodos contraceptivos para evitar a gravidez. Em setembro, a secretaria vai realizar outra campanha voltada para a saúde do homem.
Tiago Maciel
UNOPress