Competição acontece no dia 14, às 8h, e integra a programação de aniversário de 55 anos de emancipação política de Penha
Penha – A Fundação Municipal de Esportes de Penha (FME) realiza no próximo dia 14, a primeira edição do Campeonato Municipal de Surf Amador. Voltado para surfistas locais, as ondas da Praia Grande serão o palco da competição que deve começar às 8h, sem taxa de inscrição e em alusão aos 55 anos de emancipação política do município.
As categorias serão definidas em conformidade com as características dos surfistas inscritos. As inscrições já podem ser feitas na sede da FME, que fica ao lado do Posto de Saúde Central ou mesmo pele telefone 3345.2401. “O surf é um esporte tradicional em Penha e o desejo do governo municipal é incentivar ainda mais essa modalidade”, define o superintendente da FME, Luiz Américo, o Luizinho.
A competição municipal vai acontecer através do sistema de competição federado usado em campeonatos de alto nível. “Um sistema de computação baseado em rede de microterminais para gerenciamento eletrônico, apuração e divulgação de resultados em tempo real, após cada onda surfada”, explica Luizinho. O Sistema ainda gera os relatórios planilha de notas, chave de baterias, estatísticas, cronogramas, rankings, estatística de juízes e arquivos para divulgação na Internet.
De acordo com o superintende, o municipal vai ser um aperitivo para os surfistas nativos. “Nos próximos meses irá começar o campeonato interpraias, indo ao encontro do nosso objetivo”, revela. Praia do Quilombo, Praia Grande e Praia Vermelha vai integrar o circuito local com uma expectativa da realização de quatro etapas. “Num sistema de paria contra praia”, acrescenta Luizinho.
“Começamos o fomento das competições com o apoio total à Copa Sking, no Quilombo, agora vamos realizar o municipal na Praia Grande e em breve vai acontecer o Interpraias”, finaliza Luizinho. A ideia da FME também é criar escolinhas surf, tornando-o um esporte de rendimento na cidade.
Foto: Rafael Saldanha
Felipe Franco
UNOPress