Joinville – A comissão organizadora do desfile cívico de 7 de Setembro decidiu pelo cancelamento do evento que ocorre tradicionalmente da Avenida Beira-rio. O objetivo é evitar aglomeração de pessoas e a transmissão do vírus da Gripe A (H1N1). A decisão foi tomada na tarde desta quinta-feira (27), durante reunião na Sala do Colegiado da Prefeitura.
Para comemorar a Independência do Brasil a comissão optou pelo hasteamento do Pavilhão Nacional no dia 1º de setembro, às 8 horas, em frente à Prefeitura, com a presença do prefeito Carlito Merss, comandantes do 62º Batalhão de Infantaria, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e uma pequena
representação de alunos da rede municipal e estadual de ensino, escoteiros, bombeiros mirins e comunidade.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, Tadiana Moreira, participou da reunião e salientou que o Ministério da Saúde recomenda o monitoramento da Gripe A até o final do ano. "Não podemos afrouxar os cuidados, apesar da situação ter se estabilizado na
última semana. E no desfile cívico as pessoas ficam muito próximas umas das outras. Para evitar a transmissão do vírus, que acontece por espirro ou fala, é preciso uma distância de pelo menos um metro", explicou.
Tadiana diz que, mesmo com a situação estável, continuam aparecendo casos suspeitos em Joinville, por isso a importância de manter a vigilância. Segundo dados da Secretaria da Saúde, o município registra 21 casos confirmados, 23 casos descartados e 313 casos suspeitos da Gripe A.
A comissão organizadora do desfile de 7 de Setembro é formada por representantes do Gabinete do Prefeito, secretarias municipais de Educação e Comunicação, Conurb, Gerência Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia, 62º Batalhão de Infantaria, 5ª Região de Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville. Também participou da reunião o coordenador do Grito dos Excluídos, Sebastião de Souza Alves.
Fonte: Assessoría de Imprensa