Capinzal – Um passo importante foi dado nesta quarta-feira, dia 09, para a implantação do Arrojo Produtivo Local (APL) da Indústria Metal Mecânica, em Capinzal. O Projeto, idealizado pelo Sebrae, visa aumentar a capacidade competitiva, produtiva e abrir novos mercados para o segmento do Município e da região.
No período da manhã, no auditório do Centro Comercial Aníbal Ferro, foi realizado um seminário onde o projeto foi apresentado em detalhes para empresários do setor e aos representantes de diversas entidades como: Acirp, CDL, Ampeco, Unoesc, entre outras.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico está empenhada em implantar o mais breve possível o APL. Capinzal foi uma das primeiras cidades da região a assinar o convênio e a primeira a receber o seminário por entender que se trata de um dos setores econômicos mais importantes e com imenso potencial de crescimento.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ivanir Giongo, fez um balanço positivo do encontro e confirmou que três empresas já aderiram ao APL. A perspectiva é que todos os estabelecimentos do setor metal-mecânico do município – independente do seu porte – se insiram nesse processo rumo ao desenvolvimento e a evolução do mercado.
Capinzal conta atualmente com mais de uma dezena de empresas do setor. As peças e os equipamentos produzidos aqui atendem ao mercado interno e são exportados para o Mercosul e países da América Central.
O Município investirá neste primeiro momento R$ 10 mil reais para a implantação e a execução do Projeto. Além de Capinzal, o APL conta com a adesão das prefeituras de Joaçaba e Luzerna, da ACIOC, Sindimec, UNOESC e SDR Joaçaba.
AI/Redação24Horas