Joinville – O prefeito de Joinville, Carlito Merss, participou nesta segunda-feira (23/11), em Florianópolis, do seminário "O Pré-Sal e Santa Catarina", com
a participação da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.
Para Carlito, esta é a verdadeira independência do Brasil. "E é fundamental que esta riqueza seja distribuída de forma igual para todos os brasileiros", destacou, se referindo a criação do fundo social, projeto enviado ao Congresso Nacional, como o mecanismo capaz de beneficiar todo o país nas áreas de educação, ciência, tecnologia e no combate definitivo à fome. "Nossa luta é a criação do fundo social para que essa renda seja distribuída a todos, e não como em alguns países, que são grandes produtores de petróleo e são países pobres", destacou.
Dilma Roussef disse que todas as indicações vão no sentido da descoberta de uma parte do Pré-sal em Santa Catarina, mas que o Estado será beneficiado de qualquer forma com a criação do fundo social. "Os royalties não são a maior renda do Pré-sal. Para nós, é uma questão de honra que os
recursos sejam distribuídos para todos os brasileiros, por isso fizemos o fundo social, para que a renda fique com a União e seja investida em educação, combate à pobreza, ciência e tecnologia", disse.
Pela proposta aprovada pelo governo, os estados que não são fronteiriços, nem unidades produtoras, vão receber 22% de acordo com o fundo de participação dos estados. "A política de governo que discute o cerne do Pré-sal é uma política de igualdade entre os estados", destacou.
Este foi o primeiro de três seminários para apresentar a visão da Petrobras e a importância da exploração do petróleo para o Estado, numa promoção da RIC Record e do Jornal Notícias do Dia.
O próximo seminário será em Joinville, nesta sexta-feira (27), na Associação Comercial e Industrial de Joinville (ACIJ), com o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli. O último dos três seminários acontece no dia 30, no auditório da Univali, em Itajaí. A participação do público é gratuita, com vagas limitadas.
Segundo o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, o seminário tem como objetivo "discutir pontos da proposta de novo modelo regulatório de exploração e produção do petróleo, como a implementação do modelo de partilha e a atuação da Petrobras como operadora única de todos os campos do pré-sal".
Serviço:
O quê: Seminário: O Pré-sal e Santa Catarina
Quando: 27 e 30 de novembro
Onde:
27/11 – Joinville, na Associação Comercial e Industrial de Joinville (Acij), das 14h às 18h30
30/11 – Itajaí, no Auditório da Univali, das 9h às 13h
Fonte : Assessoria de Imprensa