O Carnaval de Laguna, considerado um dos melhores do sul do país, surgiu no início do século XX. Começou com uma pessoa que saía nas ruas fantasiado de “Zé Pereira”. Ele carregava um bumbo, uma caixa de rufo e um par de pratos de metal, imitando um português que fazia o mesmo no Rio de Janeiro.
Depois disso, foram criadas duas sociedades carnavalescas: “Tenentes do Diabo” e os “Guaranis”. Além dessas, surgiram outras que logo desapareceram. Elas apresentavam belos e criativos carros alegóricos, que eram acompanhados nos desfiles pela guarda de honra e cavaleiros muito bem vestidos.
Programação Carnaval de Laguna 2016
Quinta-feira, dia 4 de fevereiro
20h – Abertura oficial do carnaval Laguna 2016, na Praça Souza França, no bairro Magalhães, com o Baile das Bonecas
21h – Escolha da Musa, Boneca e Marchinha do Carnaval
21h30 – Entrega da chave da cidade para o Rei Momo e suas musas.
22h – Show com Banda
Sexta-feira, dia 5 de fevereiro
21h – Bloco Skentaí, concentração na Praça do Iró, no Mar Grosso. Atrações: Atrações: Juízo Final, DJ Jeff, Jeito Louco, com a participação especial de Patricia Gomes. Saída do trio: 02h15
00h – Baile no Clube 3 de Maio, no bairro Magalhães, com a Banda Yes Brasil, com ingressos já à disposição na secretaria do clube diariamente.
23h – Baile de carnaval na comunidade de Parobé. Show com banda Som Brasil, no salão paroquial. Digson na tenda.
23h – Baile de carnaval na comunidade de Riberão Grande, show da banda Os Megatons.
Sábado, dia 6 de fevereiro
14h – Bloco Rosa, na praça do Iró, no bairro Mar Grosso.
Atrações: Dj Paulo Martins (residente), Repow, Jeito Louco, Léo Rodriguez. No Trio: Juízo Final e convidados. Participação dos atores: Rafael Cardoso e Ronny Kriwat. Saída do trio: 20h
20h – Palco com bandas ou djs na orla da praia do Mar Grosso
22h – Trio Elétrico com bandas ou djs na Prainha, no Farol de Santa Marta
22h – Trio Elétrico com bandas ou djs, na Ponta da Barra
22h – Babalaô – show com o cantor Latino, banda Juízo Final e DJ Kauê. Camarote montado nas proximidades da praça do Villa.
22h – Bloco Me Namora – com banda Fuzue, Plano B, DJ Julio Fontan e no trio Rei da Folia. Saída da concentração na praça do Iró: 2h
23h – Saída do trio elétrico da Praça do Villa com destino a concentração dos Blocos na praça do Iró.
23h – Baile de carnaval na comunidade de Parobé. Show com banda Som Brasil, no salão paroquial. Digson na tenda.
23h – Baile de carnaval na comunidade de Riberão Grande, com show da banda Os Megatons.
Domingo, dia 7 de fevereiro
12h – salão paroquial do Ribeirão Grande, a tradicional Paella do Carnaval.
13h – Bloco Alcoólicos Assumidos – concentração no estacionamento do Point Beer, na avenida João Pinho. Show com banda Fuzuê, Luccas Gomes e Eufonia.
13h – Bloco Pinto Loco – concentração no estacionamento do Deck, no Mar Grosso. Animação na banda PH7, dupla Murilo e Gustavo, DJ Helyton Vieira.
15h – Bloco Sede Crew, no estacionamento do Chaplin Club, no Mar Grosso. Atrações: Djs Felipe Teixeira e Cauê, e Banda Artigo 288.
15h – Bloco da Pracinha – concentração no bairro Magalhães. Saída prevista para às 17h, com o trajeto entre na Avenida Getúlio Vargas (Bairro Magalhães), Avenida João Pinho e Senador Gallotti (Bairro Mar Grosso). – (Este “circuito dos blocos” excepcionalmente será utilizado apenas no domingo de carnaval, dia 07/02/2016).
22h – Bloco Babalaô – a atração principal é o funkeiro Buchecha, a turma do Fuzuê e o DJ Kauê.
23h – Baile de carnaval na comunidade de Parobé. Show com banda Som Brasil, no salão paroquial. Digson na tenda.
23h – Baile de carnaval na localidade de Riberão Grande, com show da banda Os Megatons.
Segunda-feira, dia 8 de fevereiro
9h – torneio de futebol na comunidade do Parobé, com a tradicional brincadeira do “estrude”, com animação do Digson.
10h – Bloco do Barulho, com concentração: das 10h às 17h, na Pracinha do Magalhães. Programação com bandas de música regional e carro de som. Evento aberto ao público, com gastronomia local, às 16h desloca até o Monumento dos Trabalhadores (Estátua), retornando em seguida.
15h – Bloco Pangaré com várias atrações, concentração da Praça do Iró. Saída prevista às 18h30min.
18h – Saída do Trio Elétrico da Praça do Villa com destino a concentração dos Blocos.
18h – Palco com bandas e djs na comunidade de Parobé.
22h – Trio elétrico com bandas ou djs, no bairro Passagem da Barra.
22h – Palco com bandas ou djs, na comunidade da Barranceira
22h – Saída do trio elétrico da concentração dos Blocos em direção a Praça do Villa. Circuito dos Blocos compreende o trajeto entre a Praça Manoel Francisco Pinho (praça do Iró) e praça do Villa na orla da Praia do bairro Mar Grosso, Laguna.
22h – Bloco Babalaô – show com os irmãos sertanejos Téo e Edu, Teto Fernandes e o pagode do Grupo Jeito Louco.
23h – Clube 3 de Maio, no bairro Magalhães, baile de carnaval, com a Banda Yes Brasil. Reservas de mesas na secretaria do clube.
23h – Baile de carnaval na comunidade de Riberão Grande, com show da banda Os Megatons.
23h – Baile de carnaval na comunidade de Parobé. Show com banda Som Brasil, no salão paroquial. Digson na tenda.
Terça-feira, dia 9
6h – Bloco Acorda Laguna vai sair da Praça do Magalhães, dá a volta na Praia e retorna. Atrações: trio elétrico. Organização do bloco Bebethudo.
14h – Clube 3 de Maio, no bairro Magalhães, baile infantil. Entrada livre.
14h – Trio elétrico (menor porte) com bandas ou djs no bairro Cabeçuda.
16h – Palco com bandas ou djs à definir, na orla da Praia do bairro Mar Grosso
18h – Saída do Trio Elétrico da Praça do Villa com destino a concentração dos Blocos, no bairro Mar Grosso.
22h – desfile das escolas de samba
20h – Saída do Trio Elétrico da concentração dos Blocos, que compreende o trajeto entre a Praça Manoel Francisco Pinho (Iró) e Praça do Villa, na Orla da Praia do Bairro Mar Grosso.
22h – Dia do desfile no Centro Histórico. As cinco escolas de samba de Laguna vão desfilar na rua Gustavo Richard, sem competição.
Enredos
A escola Xavante traz para a avenida o samba-enredo “Kéramos”, que significa cerâmica em grego, com composição de Cristian Soares. Xavante foi fundada em 1946, considerada uma das primeiras entidades carnavalescas. Em 2013, conquistou o segundo lugar no desfile oficial.
Brinca quem Pode vai cantar “Vinho, néctar dos Deuses”, a escola de samba do bairro Progresso, popular Roseta, foi criada em 1947, passaram 69 anos com muitas histórias e conquistas.
A Vila Isabel, com fortes raízes no Morro da Glória, canta “A Diversidade da Energia que move o mundo”, de autoria de Bira Azevedo e Renato Demétrio na composição do samba. A escola foi fundada em 1958.
A Mocidade Independente, nome em alusão a escola carioca, conta a história da cerveja, considerada, segundo o enredo, um presente dos deuses. Iniciou sua história em 1980, tem sua sede no bairro Progresso.
Os Democratas tem como presidente uma mulher, Claúdia Netto Lopes da Silva. Tradicional escola do Campo de Fora, acumula 21 títulos. No seu enredo para 2016 conta a história da cidade de Gramado. A escola foi criada em 1958.
Obs: Os trios vão e voltam até as 02:00 da manhã.
Bloco Bebethudo
Camarote móvel, de sexta-feirado de Carnaval a terça-feira de Carnaval. Na sexta, sai logo atrás do Bloco Skentaí, no sábado, sai atrás do Bloco Rosa, no domingo, sai atrás do Bloco da Pracinha, na segunda, sai logo após o Bloco Pangaré. Na terça-feira, às 6h, saída na praça do Magalhães em direção ao Mar Grosso, no popular Acorda Laguna.
Programação dos blocos é de responsabilidade dos mesmos.
Foto © Marco Bocão/Decom
UNOPress