Criciúma – Uma verdadeira varredura promovida em conjunto, deve ser executada nos próximos dias em Criciúma. O objetivo é fiscalizar minuciosamente cada casa noturna e espaço público onde são realizados eventos com grande público. A primeira reunião para tratar da data e dos detalhes do trabalho que será efetuado nas casas noturnas da cidade ocorre na sexta-feira (1º), às 14 horas, na sede do Corpo de Bombeiros.
O prefeito Itamar da Silva provocou o encontro com profissionais que tratam de fiscalização e segurança de espaços públicos na cidade e solicitou a organização de uma força tarefa para que possa haver mais prevenção. A ideia é evitar acidentes como o da fatalidade que ocorreu em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, na madrugada do último domingo, quando centenas de jovens perderam a vida em um incêndio enquanto participavam de uma festa em uma boate. “Infelizmente houve um fato como este para nos chamar atenção, mas, vamos trabalhar em conjunto para que ninguém deixe de se adequar às leis”, pontuou o prefeito.
Participaram da reunião representantes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Civil e Militar, entre outros profissionais do Governo Municipal que trabalham diretamente com liberação de alvarás e com fiscalização desses tipos de estabelecimentos. “Acredito que depois do caso de Santa Maria tudo vai mudar para melhor, não podemos cobrar só agora, este trabalho tem que ser o ano todo”, disse o Delegado Regional da Polícia Civil, Jorge Koch.
Diversos pontos foram levantados pelos participantes, como os shows pirotécnicos em locais fechados, a existência de extintores, o uso de cortinas nesses locais, o tamanho das portas e a quantidade de portas de saída de emergência. Profissionais do Corpo de Bombeiros garantiram que estão em alerta e já vistoriaram alguns locais desde o início da semana. Itamar aproveitou para solicitar que durante as vistorias sejam analisados nas estruturas inclusive os materiais utilizados nas construções e até mesmo revisão nas redes elétricas de cada local.
Leis poderão ser trabalhadas com foco na prevenção
O presidente da Câmara de Vereadores Salésio Lima (PSD) e os vereadores Daniel Freitas (PP) e Ricardo Fabris (PDT) também se uniram ao grupo. “Para nós esta reunião foi muito importante, porque a Câmara Municipal poderá criar leis para unificar todas as já existentes para que as ações sejam melhores trabalhadas e focar na prevenção”, destaca o presidente Salésio Lima.
O vereador Ricardo Fabris lembrou de alguns pontos questionáveis, como a definição do poder de polícia e o código de obras de 93, que foi levantado pela funcionária do DPFT, Tânia Barcelos, já que segundo ela, em alguns casos, um estabelecimento foi liberado como uma sala comercial e em outra oportunidade foi alugado se transformando em uma boate, por exemplo.
O parlamentar Daniel Freitas, que também é dono de uma casa noturna, salienta que na próxima semana vai encaminhar projeto de lei e um dos pontos é a proibição de artefatos pirotécnicos em ambiente fechados. “Essa reunião é fundamental para unirmos forças e trabalhar da melhor maneira possível”, disse. “Temos a responsabilidade de prevenir, além de fazer orientação e fiscalização necessária. Estamos consternados com o incêndio em Santa Maria (RS)”, finaliza o prefeito Itamar da Silva. Desde segunda-feira (28/1), os Bombeiros estão fiscalizando esses tipos de estabelecimentos.
Kênia Pacheco com informações de Daniela Savi
Fotos: Lucas Sabino
UNOPressPress