São Bento do Sul – De acordo com o Centro de Vigilância Epidemiológica, o último caso suspeito de Gripe A (H1n1 ou gripe suína) em São Bento do Sul aconteceu no dia 14 de outubro. Uma mulher apresentou sintomas, porém apenas suspeita, sendo liberada dias depois.
Cristiane Jantsch, responsável pela vigilância epidemiológica, explicou que mesmo com a baixa de casos suspeitos, as orientações em escolas, indústrias e na própria comunidade, continuam. “Houve uma baixa significativa nos casos, e antes do dia 14, apenas uma criança apresentou suspeita no dia 28 de setembro, e foi liberada. A campanha de conscientização que realizamos, fez criar hábitos de higiene em muitas pessoas”, explicou.
De acordo com o Secretário de Saúde Peter Kneubuehler, os hábitos devem continuar, assim como a tranquilidade. “Devemos continuar com a prevenção e seguir as orientações que já foram repassadas”, avaliou.
Situação no município
Até agora, o município constatou 67 casos suspeitos, dos quais 25 vieram resultados para a Secretaria de Saúde. Desses, foram constatados 11 casos positivos e 14 negativos.
Nos casos confirmados, aconteceu apenas um óbito, de uma mulher de 98 anos. As outras pessoas já estão seguindo a rotina diária, no trabalho ou em casa. Os 42 casos restantes, ainda estão sendo analisados pela Secretaria Estadual de Saúde e também na cidade do Rio de Janeiro.
Vacina
De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação contra a Gripe A irá começar em abril de 2010, porém apenas para os grupos de risco, como mulheres grávidas, idosos e crianças. O instituto Butantan de São Paulo irá produzir 18 milhões de doses, e as demais serão compradas pela Organização Pan-Americana de Saúde e laboratórios particulares.
Fonte: Assessoría de Imprensa