Criciúma – A secretaria do sistema da Saúde de Criciúma pede cautela aos pais e solicita para que observem os sintomas como febre alta e diarréia. Em Criciúma, em 10 dias, já foram registrados 30 casos de meningite viral nos bairros Vila Francesa, São Luiz, São Sebastião, Vila Zuleima e outros.
Por orientação do prefeito Salvaro o secretário do sistema da Saúde, Paulo Conti, fez realizar uma reunião na manhã de hoje (27) para orientação aos professores. A secretaria da Educação e a Afasc também participaram da reunião juntamente com a vigilância epidemiológica. “Todos os professores foram orientados e pedimos para que os pais prestem atenção nos sintomas. A higiene nas mãos, alimentos, corporal e ambiente arejados são fundamentais nessa hora”, ressaltou o secretário.
Ele complementa afirmando que a meningite viral é menos preocupante do que a bacteriana. “Essas crianças estão em casa e orientações estão sendo fornecidas. Caso haja necessidades poderão ser internadas. Os profissionais estão em contato com as famílias para as orientações”, disse.
O que é a meningite viral? É a inflamação das meningites que são as membranas que envolvem e protegem o sistema nervoso central. Os principais sintomas são: febre alta, forte dor de cabeça, vômitos, rigidez da nuca (o doente não consegue baixar a cabeça).
A doença se transmite pela falta de higiene. Quem não lava as mãos ou descuida da limpeza de utensílios domésticos, como talheres, pratos, chupetas, mamadeiras, pode contrair meningite.
Fonte : Diretoria Excutida de Comunicação