Videira – A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Videira realiza neste sábado, 9 de abril, no Largo da Estação, a 2ª Edição do Projeto Recicla CDL. O evento acontece juntamente com o sábado Dia D, onde o comércio permanece com as portas abertas até as 16 horas. A intenção é oportunizar aos videirenses o descarte de peças eletrônicas que não tem mais utilidade e mesmo assim, não podem ser jogadas no lixo comum. “A CDL tem sido frequentemente procurada pela comunidade que quer descartar esses objetos eletrônicos, por isso, resolvemos fazer mais uma edição do Recicla CDL. Então, quem quiser aproveitar a oportunidade é só levar o lixo eletrônico até o Largo da Estação, neste sábado até as quatro da tarde”, diz o presidente da CDL – Evandro Colle.
Segundo ele, a empresa Alpha Digital, parceira da iniciativa, fará a coleta dos entulhos para posterior reciclagem. No local poderão ser entregues computadores, notebooks, CPUs, monitores, mouses, teclados, impressoras, placas eletrônicas, processadores, nobreak, estabilizadores, fontes, telefones celulares e convencionais, baterias de celulares e pilhas, rádios, Tvs, além de diversos outros itens tecnológicos impróprios para o uso, que serão reaproveitados.
Na primeira edição do Recicla CDL, que aconteceu em Videira em setembro do ano passado, foram recolhidas e destinadas corretamente, mais de 7 mil quilos de entulhos eletrônicos. O montante foi considerado um dos maiores da região. O projeto Recicla CDL é uma iniciativa da Federação de CDLs de Santa Catarina (FCDL/SC), em parceria com as Câmaras de Dirigentes Lojistas, Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA) e empresas associadas. O objetivo é diminuir a emissão de lixo, incentivar a coleta seletiva e a reciclagem no dia-a-dia dos catarinenses, além de promover a coleta de resíduos recicláveis.
Silvia Palma