Videira – Alunos do Projeto de Plantas Medicinais desenvolvido pela Associação de Amparo ao Pequeno Trabalhador (AAPT), em parceria com a Prefeitura de Videira, através do Departamento de Ação Social e Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, realizaram nesta semana mais uma entrega de chás, produzidos por eles. A entrega de 1.300 pacotes foi feita aos 19 Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) e contemplou chás de hortelã, cidreira, boldo, Ginkgo biloba e alcachofra. “A doação é bem vinda porque vai beneficiar de forma saudável centenas de crianças que freqüentam nossos Cemeis”, agradeceu a coordenadora dos centros – Valdenice Schneider.
O coordenador do projeto – Edson Furkel explica que a iniciativa do Projeto de Plantas Medicinais envolve a participação de 30 adolescentes carentes com idade entre 15 e 18 anos. No início do projeto, no ano passado, os alunos participaram de aulas de orientação e conhecimentos sobre plantio, tipo de solo, irrigação, temperatura ideal para as plantas; estudo das principais técnicas de secagem de flores; folhas e raízes; teoria/prática sobre embalagem de plantas e seminários sobre o tema.
Desde então, os adolescentes vêm realizando o plantio, a colheita e a secagem das plantas, junto ao Horto Municipal, recém reativado pelo município e a embalagem em uma sede, localizada no Bairro Vila Verde. “Todo o trabalho com os adolescentes é acompanhado por um monitor capacitado que junto com a gente também verifica a freqüência e o desempenho escolar de cada aluno, já que boas notas é um dos requisitos para permanecer no programa”, relata o coordenador da Associação de Amparo – Rogério Kunze.
Os alunos que freqüentam o Programa recebem uma bolsa auxílio mensal no valor de meio piso salarial, cujos recursos são repassados pela Prefeitura de Videira. A Associação de Amparo ao Pequeno ao Trabalhador funciona junto ao Departamento de Ação Social – localizado na Rua Lauro Muller, em cima da Rodoviária.
Silvia Angelica Palma
UNOPress