Joinville – A mostra Cena 6 de teatro começa suas atividades nesta terça-feira (16/06) com uma grande programação. Tem espetáculo na praça, no Galpão da Ajote, no Teatro Juarez Machado e atrações para adultos e crianças. Para abrir a programação o Grupo Timbre de Galo apresenta o espetáculo “O auto da paixão e da alegria” na Praça Dario Salles às 20 horas. O espetáculo é aberto ao público e gratuito. O evento deseja mobilizar a comunidade em torno da arte e do fazer teatro, despertando o imaginário. Antes disso, o Grupo XIX de Teatro (SP) faz uma apresentação especial para convidados no Museu de Arte de Joinville da peça “Hysteria”.
Além das peças e leituras dos espetáculos apresentados, serão oferecidas três oficinas aos joinvilenses. A primeira oficina ocorre na quarta-feira (17/06) das 8 às 14 horas no Galpão de Teatro da Ajote. Intitulada “O ator criador”, será ministrada pelo Grupo XIX de Teatro de São Paulo. Utilizando o corpo como caminho privilegiado, através de um trabalho físico intenso, o ator será convidado a pesquisar seus impulsos vitais, suas leis naturais e a descobrir como acessar a si mesmo, conhecendo seus verdadeiros limites e potencialidades.
Na sexta-feira (19/06) o Galpão da Ajote recebe “Viewpoints – Pontos de Vista sobre o espaço cênico” da professora do Centro de Artes da Udesc, Sandra Meyer. A proposta da oficina é explorar as questões do espaço/tempo por meio da improvisação e composição corporal e vocal, enfatizando procedimentos coletivos para o treinamento de atores e bailarinos. A aula ocorre das 14 às 18 horas.
No sábado (20/06) a sala de cinema da Cidadela Cultural recebe a oficina “Espaço Cênico” das 8h às 12 horas. Quem vai ministrar a aula é André Carreira de Florianópolis, doutor e professor de interpretação e direção na Udesc. O objetivo da oficina é proporcionar ao ator a exploração dos possíveis espaços cênicos para atuação.
Todas as oficinas são gratuitas sendo oferecidas 20 vagas para cada aula. Os interessados em participar das oficinas devem se inscrever no Galpão da Ajote, na Cidadela Cultural Antarctica.