Balneário Piçarras – A Secretaria de Turismo Cultura e Esportes (Setuce) de Balneário Piçarras promove entre os dias quatro de dezembro e quatro de janeiro o primeiro Censo Municipal da Cultura. O levantamento é a primeira etapa para que o Governo Municipal institua uma política pública municipal para a cultura. Com base nos resultados da pesquisa, a Setuce espera obter um mapeamento detalhado dos artistas que fazem a cultura local e planejar as ações necessárias para o setor.
A iniciativa segue as recomendações do Sistema Nacional de Cultura, instituído em 2005 pelo Governo Federal. “Esse é o primeiro passo para se implantar a política pública municipal de cultura, pois revelará quem são nossos artistas e produtores de cultura” afirma a gestora de cultura da Setuce, Adriana de Souza.
Para se cadastrar, os artistas ligados à música, dança, artes visuais, artesanato, teatro, grupos folclóricos e demais áreas da cultura precisam acessar o site https://twitter.com/CulturaPicarras e clicar no link para cadastro. Quem não dispõe de acesso a internet pode participar do censo no telecentro do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), que fica na Avenida Getúlio Vargas e funciona das 7h às 12h e das 13h30min às 17h.
De acordo com a Setuce, além de ser o referencial para nortear a implementação da política de cultura no município, o Censo servirá de modelo para outros municípios do Brasil. “Considerando o nível de profundidade das informações, é o levantamento mais completo já registrado”, afirma Adriana.
Conferência estadual
Balneário Piçarras marcou presença na 2ª Conferência Estadual de Cultura, que aconteceu dia 25 de novembro, na Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis. A comissão local, formada pelo vice-prefeito, Luiz José de Almeida Fayad, a gestora de cultura, Adriana de Souza e a artesã local e tesoureira da Associação Amigos da Arte e Cultura (AMARK), Dorit O. Ristow.
O evento reuniu mais de quinhentas pessoas de todo o estado para discutir os rumos da cultura em Santa Catarina. “Temos motivos para nos orgulharmos, pois estamos participando desse processo de discussão popular da cultura desde maio, com as pré-conferências de cultura”, comemora o vice-prefeito, Luiz José de Almeida Fayad. Para ele os resultados desse trabalho em equipe serão sentidos pela comunidade em breve.
Para representar o estado na II Conferência Nacional de Cultura, em março de 2010, foram eleitos 14 delegados do poder público e 28 da sociedade civil. A lista oficial com os nomes dos representantes será divulgada na quinta-feira (12).
Fonte : Assessoria de Imprensa