Balneário Camboriú – O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Balneário Camboriú (CMDCA) com o apoio e fiscalização do Ministério Público, realizou no domingo (02) a eleição para o Conselho Tutelar. Concorreram duas chapas, Braços Abertos e Sonho de Criança tendo sido eleitos, através de voto, os representantes da chapa 01 Braços Abertos com 787 votos contra 486 da chapa concorrente.
Puderam participar do processo de escolha todos os eleitores de Balneário Camboriú, em três locais de votação: um no Centro Educacional Presidente Médici, Bairro das Nações, outro na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Bairro dos Municípios e no Centro Educacional Alfredo Domingos da Silva, Bairro da Barra. Foram registrados, nas 28 urnas disponibilizadas, 1279 votos com dois brancos e quatro nulos.
A rotina dos conselheiros eleitos inicia nesta terça-feira (04) com o curso de capacitação orientado pela Associação Catarinense de Conselheiros Tutelares (ACCT). São diversas palestras de sensibilização e informações que envolvem temas como ética e política do conselheiro, o Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca), diretrizes comuns de procedimentos, o Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia), violações e medidas, formas de violência (física, psicológica, sexual e negligência), abandono, a rede de atendimento à infância, sistema de garantias entre as atribuições dos conselheiros tutelares.
Os encontros de capacitação acontecem durante duas semanas, até a sexta-feira (14), das 9h ao meio dia, no Centro de Treinamento Comunitário (CTC), localizado ao final da rua Itália, no Bairro das Nações. Nos dias 17 e 18, os conselheiros eleitos acompanham o trabalho dos atuais conselheiros, na sede do Conselho Tutelar e no atendimento às denúncias. A previsão é de que a posse dos novos conselheiros ocorra no dia 19 de agosto.
A chapa é compostas por cinco membros, representantes bacharéis em Direito, assistentes sociais, psicólogos e membros da comunidade, com experiência na área da infância, sendo um titular e dois suplentes tendo, sido eleitos, portanto, 15 integrantes. São eles:
Psicólogos – Beatriz Consuelo Ruiz Henrique de Campos, Ana Lucia Azevedo Dias e Vendelina Lucia Bonecher
Assistentes Sociais – Mônica de Freitas, Ana Lucia de Carli e Lineia Marques Porto
Bachareis em Direito – Franciele Cristina Lopes Leão, Lauro Marcos Pipper e André Peixoto Abal
Membros da Comunidade – Lourdes Bernadete Falabrette de Oliveira, Adriane Gama Patussi Peters, Jane Eloa Lopes Oliveira, Michael Wanderson Palandrani Darolt, Nair Cristina Pereira e Adriana Oliveira Danzmann
Fonte: Assessoría de Imprensa