terça-feira, janeiro 21, 2025

Chega ao Brasil o primeiro lote de novo tratamento para tuberculose

Brasília – A primeira remessa do novo remédio para o tratamento de tuberculose chegou ao Brasil, conforme foi anunciado em agosto pelo coordenador do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT), Draurio Barreira. Os comprimidos, fabricados por um laboratório indiano, serão distribuídos aos estados no próximo mês.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vantagem do tratamento chamado de dose fixa combinada (DFC) é o aumento da efetividade e a eficácia da terapia, com a inclusão de uma quarta substância em um mesmo comprimido. A terapia, também conhecida como “quatro em um”, reduz o abandono ao tratamento e melhora a adesão dos doentes.

A primeira remessa contém 10 milhões de comprimidos, o suficiente para tratar 100 mil novos casos da doença. Um novo lote com a mesma quantidade chegará ao país em fevereiro de 2010. O ministério gastou US$ 6 milhões na compra do medicamento.

Para a implementação do tratamento, coordenadores dos programas de controle da tuberculose de todo o país receberam orientações sobre o novo esquema terapêutico. As secretarias estaduais de Saúde (SES) vão mapear quantas unidades receberão o novo tratamento.

Cada comprimido contém rifampicina (150mg), isoniazida (75mg), pyrazinamida (400mg) e etambutol (275mg), medicamentos que atuam na eliminação do bacilo de Koch, causador da tuberculose. O novo esquema terapêutico será usado nos dois primeiros meses dos novos tratamentos, a partir da implantação no Sistema Único de Saúde (SUS). Os pacientes que já estão em tratamento deverão manter a prescrição inicial.

O restante da terapia, que dura mais quatro meses, será feita com as drogas usadas atualmente. O ministério informa que duas das quatro drogas continuarão em uso no mesmo comprimido, conhecido como “dois em um”. Portanto, tanto os novos quanto os antigos pacientes cumprirão o mesmo esquema terapêutico nos últimos quatro meses de tratamento.

A tuberculose é causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis), que afeta vários órgãos, mas principalmente os pulmões. Os sintomas são tosse prolongada, cansaço, emagrecimento, febre e sudorese noturna. O bacilo é transmitido pelo ar, quando o paciente tosse, fala ou espirra. Em 1993, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a tuberculose como uma emergência global.

Assessoría de Imprensa/ABr

 

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

O que fazer em caso de queimadura de água-viva na temporada

A água-viva é um animal marinho coberto por células...

Peixe de Cativeiro: O Perigo da Falta de Ômega 3

O consumo de peixe como a tilápia é amplamente...

A Verdade Por Trás do Salmão: Você Pode Estar Comendo Truta Salmonada

Quando você escolhe o “salmão” no supermercado ou no...

Agrotóxicos e os Casos de Câncer: O Que Você Precisa Saber

O uso crescente de agrotóxicos na produção agrícola é...