Videira – A madrugada foi de muito trabalho para os servidores da Secretaria de Infraestrutura e do Departamento de Serviços Urbanos de Videira. Desde a uma hora da manhã, diversos funcionários trabalham na limpeza, desobstrução e recolhimento de entulhos, causados pela forte chuva que iniciou neste domingo (27) e os fortes ventos registrados na madrugada desta segunda-feira (28).
Além dos desmoronamentos nas nos bairros Floresta, Sesi, Alvorada ,Carelli, Carboni e São Francisco, a Prefeitura também registrou por volta das seis horas da manhã, vários estragos no Observatório Astronômico Municipal Domingos Forlin. No local as rajadas de vento arrancaram parte da cúpula, que foi jogada no meio da rua. Funcionários recolheram o material e profissionais especializados já trabalham no conserto. “Por sorte os equipamentos não foram danificados. Mas, estávamos nos preparando para inaugurar a ampliação do Observatório e com esses problemas teremos que adiar essa iniciativa”, explica o secretário de Turismo e Cultura – Clemir Schmitt.
Segundo o prefeito Wilmar Carelli a Defesa Civil Municipal já está mobilizada, monitorando a situação e reunindo o Conselho para deflagrar ações preventivas. Já foram identificados pontos de alagamento, principalmente na Comunidade da Pedreirinha. “Como a previsão de chuvas se estende pelo menos até a quarta-feira, pedimos a atenção de toda a comunidade para áreas de risco. Estamos mobilizados, mas também estamos apreensivos pelo hitórico de enchentes que no município já apresentou”, relata.