Há alguns dias, uma frente fria permanece parada entre o Sudeste, Centro-Oeste e Norte, onde causa muita nebulosidade e chuvas na forma de pancadas. Além disso, áreas de instabilidade que atuavam sobre o leste do Nordeste migraram para o interior e norte da Região e nuvens carregadas concentram-se sobre o centro e norte da Bahia, Piauí, Ceará, Rio Grande do norte, Paraíba, centro e leste de Pernambuco e interior de Alagoas.
Inclusive, o excesso de chuvas registrado ontem encharcou o solo e provocou um deslizamento de encosta em Recife. Em Natal, choveu quase 51mm nas últimas 18 horas, correspondendo a 41% da média de todo o mês de agosto na Capital do Rio Grande do Norte.
Na Região Sul, o tempo permanece seco, com poucas nuvens e temperaturas baixas nesta manhã. A mínima chegou a aproximadamente 4°C em Urubici, Serra de Santa Catarina. Apenas no nordeste do Rio Grande do Sul, centro e leste de Santa Catarina e centro e leste do Paraná, os ventos úmidos que sopram do mar ainda deixam o tempo mais fechado nesta quarta-feira.
Previsão para os próximos dias
Segundo os meteorologistas da Somar, a frente fria perde força, mas ainda mantém as chuvas sobre o Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país. De uma forma geral, o acumulado varia entre 15mm e 30mm no Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso. Já na Região Norte, a maior umidade proveniente da floresta gera acumulados entre 30mm e 70mm em boa parte do Estado do Amazonas. Além do Sudeste, Centro-Oeste e Norte, vale destacar que a frente fria também provoca chuvas de até 15mm no sul da Bahia nos próximos dias.
No Nordeste, além da frente fria no sul da Bahia, as áreas de instabilidade migram pelo leste e norte da Região mantendo das chuvas. “Os simuladores indicam baixos acumulados, entretanto, não descartamos chuvas mais intensas e novos transtornos localizados”, afirma o meteorologista Celso Oliveira.
Já na Região Sul e em Mato Grosso do Sul, o tempo permanece seco e ensolarado até o dia 30 de agosto. Além disso, o enfraquecimento da frente fria nos próximos dias permite a elevação da temperatura em boa parte do país. Até 30 de agosto, esperam-se máximas de mais de 30°C no Norte, Nordeste e Centro-Oeste. No Sudeste e no Sul, a máxima varia entre 21°C e 29°C.
UNOPress