sábado, dezembro 21, 2024

CMN prorroga prazo para bancos mudarem registro de compra de folhas de pagamento

Brasília – Os bancos que adquirirem a administração de folha de pagamentos continuarão a excluir o valor dessas operações da parcela de dinheiro que não pode ser emprestado aos clientes. O Conselho Monetário Nacional (CMN) prorrogou por mais seis meses o prazo para as instituições financeiras incluírem as negociações no limite de imobilização.

O prazo original acabaria hoje (30), mas passou para 31 de dezembro. Com a mudança, somente no ano que vem, o valor das negociações passará a constar da parcela de recursos que não pode ser movimentada pelos bancos por questão de segurança.

Equivalente a 50% do patrimônio de referência da instituição financeira, o limite de imobilização representa a parcela que não pode ser emprestada para preservar a saúde financeira da instituição.

Segundo o chefe do Departamento de Normas do Banco Central, Sergio Odilon dos Anjos, a prorrogação ocorreu porque a inclusão do valor das folhas de pagamento no limite de imobilização com as negociações em andamento poderia interferir no preço das transações. “A crise econômica internacional adiou a conclusão dos negócios. Então foi preciso prorrogar o prazo”, disse.

O CMN também decidiu padronizar o envio de informações pelas instituições financeiras sobre o endividamento de estados e municípios. De acordo com o secretário-adjunto do Tesouro Nacional, Cleber Oliveira, a medida vai acelerar a análise dos pedidos de aprovação de operações de crédito pelo Tesouro.

Por causa da Lei de Responsabilidade Fiscal, os estados e municípios só podem conseguir empréstimos se estiverem abaixo do limite de endividamento. Para isso, as instituições financeiras têm de enviar ao Ministério da Fazenda dados sobre a situação do tomador de empréstimo para que o Tesouro possa aprovar a operação.

“A obrigatoriedade de mandar as informações existe desde que a Lei de Responsabilidade Fiscal entrou em vigor, mas agora a gente está disciplinando o procedimento para facilitar a análise dos pedidos”, explicou Oliveira. De acordo com ele, o Tesouro fornecerá treinamento às instituições financeiras para o envio das informações.

Fonte: Wellton Máximo/ABr

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Seleção Brasileira: Problema dos Jogadores ou do Técnico?

A Seleção Brasileira de futebol enfrenta uma de suas...

Liderança Transformadora: Os 10 Melhores Prefeitos do Mundo

Pesquisa sobre os 10 melhores prefeitos do mundo destaca líderes que vão além das expectativas de seus cargo transformando suas cidades

Homem Casado e Sucesso Financeiro: Qual é a Relação?

A ideia de que homem casado têm mais sucesso...

O Que Darwin e Freud Diriam Sobre Amor e Paixão Hoje?

O amor e a paixão são temas que intrigam...