São Miguel do Oeste – A Administração de São Miguel do Oeste, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, retoma o Programa Sorria São Miguel tendo como ação primordial a implantação da Coleta Seletiva de Lixo. Os moradores poderão dar destino adequado ao lixo orgânico e reciclável a partir desta quarta-feira, dia 11 de junho.
O Programa Sorria São Miguel visa o embelezamento da cidade e iniciou ainda em 2006, na gestão anterior do prefeito João Valar. A iniciativa contempla a padronização das calçadas, conforme Lei de Acessibilidade, adoção de canteiros, ajardinamento das rótulas e avenidas, arborização em todos os passeios do perímetro urbano, recolhimento de pneus inservíveis, tendo como local o Eco Ponto, que ainda hoje serve toda a região.
Conforme a secretária de Desenvolvimento Urbano, Ilione Pedrozo, o nome “Sorria São Miguel” foi escolhido em razão de que a beleza, o colorido e a conservação da cidade, trazem qualidade de vida às pessoas e em consequência o bem-estar da população.
A coleta seletiva vem reforçar a importância do programa e suas ações, considerando também o cuidado com o meio ambiente, dando destino adequado ao lixo. Outro fator importante é que todo o lixo reciclável, recolhido pela Tucano, será destinado as cooperativas de catadores de materiais recicláveis do município, a qual fará a triagem e o encaminhamento correto. “Vamos proporcionar um incremento na renda e possibilitar que os catadores não precisem mais ficar buscando o lixo reciclável nas lixeiras espalhadas pela cidade”, observa Ilione.
Como separar o lixo?
Coloque o lixo nas vias públicas somente nos dias e horários da coleta. Identifique o que é Orgânico e Reciclável. Separe o lixo em lixeiras e sacolas diferentes e analise o seguinte:
Orgânico: é composto por restos de alimentos, papéis higiênicos, fraldas descartáveis, guardanapos, esponjas, porcelana, cerâmica, papel carbono, fotografias, fitas adesivas…
Reciclável: vidro (copos, garrafas, potes e frascos); metal (latas de refrigerantes, cervejas e condimentos); papel e plástico