domingo, dezembro 22, 2024

Começa jornada do Orçamento Participativo

Itapema – Amanhã, às 19h, a Escola Bento Elói Garcia, no Bairro Morretes, será palco de uma atividade histórica em Itapema: a primeira audiência pública do Orçamento Participativo (OP). Essa concepção inédita do gerenciamento dos recursos municipais é a realização de um compromisso assumido pelo Governo Sabino Bussanello durante a primeira gestão.

A participação popular, uma das marcas registradas pelo Governo de Itapema desde que o prefeito Sabino assumiu o comando do Executivo Municipal, em julho de 2006, ganhará ainda mais força com o OP. Para este ano, uma parte dos recursos do Orçamento Anual foi destinada exclusivamente ao OP. A aplicação dessa verba, no entanto, será decidida exclusivamente pela comunidade.

Ação desenvolvida através da Secretaria Municipal de Governo e Planejamento Estratégico, com apoio de todas as secretarias municipais e associações de bairros, o OP começa nesta quinta com uma grande audiência. Inicialmente, o prefeito Sabino apresentará a Prestação de Contas das ações do Governo Municipal em 2008. Em seguida, o coordenador do OP, Edson Kolosque, explanará sobre a metodologia de funcionamento do Orçamento Participativo. Por fim, serão eleitos os delegados que irão coordenar, posteriormente, a discussão, junto à comunidade, da escolha das prioridades.

A Eleição

Para atender toda comunidade, o OP irá abranger o município em cinco regiões, compreendendo a todos os bairros. Depois que as audiências passem por todos esses locais e elejam seus delegados, aí sim começará a série de reuniões dos representantes comunitários para a escolha das obras e ações a serem realizadas. Saúde, educação, pavimentação, saneamento básico, habitação, regularização fundiária, entre outros, são as prioridades a serem eleitas pelo povo.

Função dos Delegados

A cada 10 moradores presentes nas audiências, será eleito um delegado para representá-los. É ele que tem a função de discutir com a comunidade e levantar as prioridades do bairro, além de acompanhar e fiscalizar as obras, do início ao fim.

Secretarias Mobilizadas

Uma das principais ações do eixo da Gestão Participativa do Governo Sabino II é o Orçamento Participativo. Para que esta ferramenta inédita na cidade tenha êxito, é fundamental a participação da comunidade nas audiências públicas que definirão as obras que contemplarão todos os bairros. O Governo de Itapema empenhou todas as secretarias municipais em uma verdadeira força tarefa para mobilizar a sociedade a aderir ao OP.

Nesta segunda-feira, diretoras das escolas municipais, comandadas pela secretária municipal de Educação, Geonete Agostinho, participaram de reunião com o prefeito Sabino e Edson Kolosque. Na pauta, além da apresentação, a garantia do compromisso em difundir essa ideia.
 
Fonte:Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapema    

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...