Balneário Camboriú – É impossível traçar uma linha nítida entre as culturas primitivas já desaparecidas e as que ainda sobrevivem. A história da arte possibilita-nos,de fato, identificar e descobrir elementos de continuidade artística que uma cultura transmite a outra.
No dia 8 de maio é comemorado o Dia do Artista Plástico Brasileiro, data que marca o nascimento do pintor José Ferraz de Almeida Júnior que destacou-se em sua cidade natal, Itu, como artista precoce. Seu primeiro incentivador foi o Padre Miguel Correa Pacheco, quando o pintor ainda trabalhava como sineiro na Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária, para a qual produziu algumas obras de temática sacra.
Almeida Júnior morreu precocemente, aos 44 anos, em 13 de novembro de 1899. foi apunhalado em frente ao Hotel Central de Piracicaba, por José de Almeida Sampaio, seu primo e marido de maria Laura do Amaral Gurgel, com quem o pintor manteve um relacionamento secreto por vários anos.
Para comemorar esta data as Oficinas de Ensino Complementar, organizaram a “Semana da Arte” de 11 a 22, no CEM Vereador Santa, com exposição dos melhores trabalhos dos alunos das Oficinas de Arte e Artesanato. Dentre a programação o artista plástico césar Silveira fará uma palestra e exposição de suas obras.
A arte como atividade de recreação, inspiração e expressão de criatividade é um dos objetivos que as oficinas da Artes Manuais e Artesanato propõem a seus alunos.
Programção:
dia 11 – 19h30m – Abertura da instalação, palestra e exposição das obras de César Silveira
12 a 22 – visitação dos Centros Educacionais Municipais, Núcleos de Educação Infantil e entidades ( com agendamento)