Joinville – A Sociedade Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville dá início nesta sexta-feira, dia 10, às comemorações pelos seus 117 anos de fundação. A data oficial de aniversário transcorre na segunda-feira, dia 13.
A programação acontece em dois momentos: nesta sexta-feira, às 20 horas, com solenidade na Mitra Diocesana (rua Jaguaruna, ao lado da Unidade Central), onde acontecem homenagens a bombeiros por horas de trabalho, por tempo de serviço, entregas de certificados nos cursos de aperfeiçoamento e como ponto máximo a distinção com a concessão da Machadinha Simbólica e da Ordem da Machadinha a pessoas e instituições que contribuem na manutenção da corporação ou no apoio ao modelo dos bombeiros voluntários.
Dentre os homenageados estão o bombeiro voluntário Cláudio Habitzenreuter, que prestou 2.735 horas de escala de serviços em 2008, ao bombeiro Rolf Müller, que completa 40 anos de voluntariado, e ao diretor do Tesouro da Secretaria de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert. No dia 18, a programação será completada com a realização do tradicional Baile do Bombeiro, na Sociedade Ginástica, com a presença do Manchester Band. Informações sobre a programação comemorativa aos 117 anos do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville pelo telefone (47) 3431-1123.
Primeira e mais antiga corporação de bombeiros em funcionamento, a unidade de Joinville surgiu em 13 de julho de 1982. A iniciativa partiu de um grupo de moradores da então colônia Dona Francisca, como resposta a incêndios que vinham colocando em risco a vida de pessoas e destruindo casas e estabelecimentos comerciais construídos na Joinville que se iniciava em meados do século 19.
De lá para os dias atuais a cidade cresceu e se tornou o principal pólo econômico de Santa Catarina. A corporação acompanhou esse desenvolvimento e hoje está consolidada como uma das mais bem estruturadas do Brasil, dotada de veículos e de equipamentos para atendimentos emergenciais de combate ao fogo, resgate a vítimas de acidentes de trânsito e Atendimento Pré-Hospitalar, buscas e salvamentos, além de ser o principal órgão de apoio à defesa civil em situações de calamidades públicas e manter o Centro de Atividades Técnicas para orientações no cumprimento à Lei Municipal de Incêndios.
Há um mês, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville passou a integrar a Central Unificada de Emergências, projeto que soma esforços da Polícia Militar e do Samu – Serviço de Atendimento Médico de Urgência. A Central está localizada junto ao 8o Batalhão de Polícia Militar e busca unificar e dar respostas de maneira mais rápida e efciiente a todos os tipos de emergências. A unidade de Joinville é a primeira corporação de bombeiros a participar da iniciativa em Santa Catarina.
Fonte: Assessoría de Imprensa