Balneário Camboriú – Está marcada para a noite desta quarta-feira, dia 7, a partir das 19 horas, a capacitação do primeiro grupo de vendedores ambulantes da orla da Praia Central de Balneário Camboriú e dos comerciantes de milhos e churros da Avenida Atlântica, que pretendem trabalhar durante a temporada 2009/2010. O curso é obrigatório por lei, para que esses comerciantes obtenham o alvará que autoriza seu trabalho na Secretaria da Fazenda. Ele será ministrado pelas secretarias municipais de Saúde e Saneamento, e de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur), na Casa da Sogra. O local fica ao final da Rua Angelina, no acesso ao Parque Ecológico Raimundo Malta.
A capacitação é promovida há mais de uma década pela Prefeitura, através das secretarias envolvidas, e tem como objetivo realizar a reciclagem de informações trazendo aos comerciantes os temas “Turismo e Qualidade no Atendimento” e “Manipulação de Alimentos”. A preocupação do município é fazer com que os vendedores entendam a importância de dar bom atendimento e saúde ao turista.
Em levantamento elaborado pelo instituto Technical Assistance Research Programs, de Washington, Estados Unidos, foram levantados os motivos que levavam clientes ao afastamento do comércio. Foi constatado que, entre os compradores entrevistados, 15% afirmaram ter deixado de adquirir um produto, por acreditar que poderia encontrar outro de melhor qualidade; outros 15% disseram que não compraram produtos, pois acharam o preço alto; outros 20% não adquiriram itens, por não terem recebido atendimento personalizado e, a maioria, 50% afirmaram que não levaram produtos, pois teriam sido mal atendidos, com atitudes grosseiras ou desatenção. “Se o mal atendimento gera uma grande reclamação e a ausência da comercialização, imagine se os produtos forem mal manipulados e provocarem doenças em nossos turistas. Temos que prevenir essas situações, afinal, nossa cidade tem no turismo uma das suas principais economias”, coloca o secretário de Turismo, Claudio Fernando Dalvesco. Ele lembra ainda, que os comerciantes da orla da praia são o cartão de visitas da cidade e, também, representam um “posto avançado de atendimento ao turista”.
Os módulos ministrados na noite desta quarta-feira abrangem desde o histórico e os aspectos geográficos do município, dicas para atender bem, opções gastronômicas, informações turísticas, equipamentos turísticos da cidade, cultura, entre outros dados dentro do tema “Turismo e Qualidade no Atendimento”, a ser repassado por profissional da Sectur. Já o módulo “Manipulação de Alimentos” abordará higiene pessoal, microorganismos nocivos à saúde, higiene no ambiente de trabalho e no preparo de alimentos.
Nessa primeira turma estarão aproximadamente 170 pessoas, que se inscreveram junto à Secretaria de Turismo. Para novos grupos, as inscrições permanecem abertas, na rua 2950, 771, e as informações podem ser obtidas no telefone (47) 3367-8122 com o setor de Planejamento e Pesquisa, ou pelo e-mail planejamento@secturbc.com.br .
Silvia Bomm
UNOPress