Florianópolis – O Dia Mundial do Meio Ambiente, nesta quarta-feira, 5, é uma data que marca a importância da preservação ambiental. Em comemoração ao tema, os Comitês de Gerenciamento de Bacias Hidrográficas do Estado de Santa Catarina realizarão diversas atividades, como seminários e exposições. “A data é importante para resgatar a atuação dos Comitês de Bacia Hidrográfica nos municípios, que tem sido também para a mobilização da comunidade e de todos os agentes sociais inseridos no processo de gestão dos recursos hídricos”, afirma o diretor de Recursos Hídricos da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Edison Pereira de Lima.
Uma das ações da SDS será a participação 1º Seminário Sobre Água, Saneamento e Solo. O gerente de Planejamento e Recursos Hídricos da SDS, Rui Batista Antunes, fará uma apresentação sobre o tema, às 8h30, no auditório da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). “Vamos mostrar as atividades da Diretoria sobre gestão de recursos hídricos em Santa Catarina”, conta. Em seguida, o engenheiro agrônomo, César Rodolfo Seibt, explanará sobre os Comitês de Gerenciamento de Bacias Hidrográficas e o projeto SC Rural.
Na Serra catarinense, o Comitê Rio Canoas organizou o 1º Seminário Ambiental da Bacia do Rio Canoas. O evento será na quarta-feira, 5, às 9h, no Teatro Municipal Marajoara, em Lages, onde serão expostas algumas experiências voltadas à conservação ambiental que estão sendo desenvolvidas na bacia hidrográfica do por instituições que representam os usuários de água, a sociedade civil e o poder público. A abertura do encontro será com o secretário-executivo do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, Vinícius Tavares Constante, da SDS, que falará sobre o Fortalecimento dos Comitês de Bacias de Santa Catarina, e o analista técnico da SDS, Robson Luiz Cunha, abordará o tema Cadastro de Usuários de Águas.
O Comitê Urussanga será um dos homenageados no evento Destaque Verde, promovido pela Fundação Ambiental de Içara (Fundai), que fará menção a sete entidades que ao longo do ano promoveram atividades de preservação ambiental. Na segunda-feira, 3, a equipe do Comitê participou do mutirão de limpeza da SC 108, no trecho Cocal do Sul, ação do Lions Clube da região.
Já o Comitê Camboriú fará, até a próxima sexta-feira, 7, uma exposição sobre seu trabalho no Ginásio Irineu Bornhausen, no centro de Camboriú, das 13h30 às 18h30. Além disso, no sábado, às 8h, será realizada a limpeza do Rio Camboriú na localidade Vila Conceição, nos Macacos, interior de Camboriú, a partir das 8h.
A programação do Comitê Tubarão para a data inclui atividades na Praça Sete de Setembro, das 8h às 19h, com oficinas ecológicas, teatro, slackline, além de recolhimento de óleo de cozinha e lixo tecnológico, doação de mudas e feira de artesanato. A partir das 17h, haverá apresentações também na Praça Willy Zumblick, e o 2º Seminário sobre Meio Ambiente será às 19h, no auditório Cettal, da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).
Seminário de Educação Ambiental
A Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Santa Catarina (CIEA/SC) organizou para esta quarta-feira, 5, a partir das 8h30, o 4º Seminário de Educação Ambiental, Água e Resíduos Sólidos. Com objetivo de disseminar informações, promovendo debate sobre conservação e uso sustentável dos recursos hídricos, o evento será no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Amaro da Imperatriz.
Na abertura, haverá uma apresentação do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental da Região Hidrográfica 08, que é composta pelos seguintes municípios: Águas Mornas, Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Biguaçu, Botuverá, Brusque, Canelinha, Florianópolis, Governador Celso Ramos, Guabiruba, Major Gercino, Nova Trento, Palhoça, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio, São João Batista, São José, São Pedro de Alcântara e Tijucas.