Florianópolis – Secretário da Segurança Pública, César Grubba, recebeu hoje (27), em gabinete, comitiva da cidade de Criciúma, liderada pelo prefeito Clésio Salvaro, para tratar da implantação de um programa de segurança na cidade. A ideia é ampliar o sistema de segurança , contribuindo para a diminuição dos índices de violência e criminalidade. Projeto pioneiro foi implantado em Chapecó, em abril último, com resultados positivos, e a expectativa é que seja estendido a outras regiões do Estado
Para o secretário, a participação do município é importante para o sucesso da iniciativa. Chapecó, por exemplo, investiu cerca de R$ 2 milhões no projeto. Entre os benefícios que a cidade recebeu, destaque para o aumento do efetivo, aquisição viaturas, motos e locação de prédios para abrigar unidades das polícias Militar e Civil.
De acordo com o secretário, a ideia vem ao encontro do que prevê a política de segurança da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Senasp, que busca o efetivo envolvimento do município na redução da criminalidade e preservação da ordem pública. “O objetivo deste projeto é trabalhar a prevenção e controlar as manifestações criminosas e violentas com a realização de rondas e intensificação do patrulhamento em áreas consideradas conflagradas”, destacou César Grubba.
O secretário também confirmou a intenção de Santa Catarina, em firmar convênio com a Senasp, para instalação de bases operacionais móveis e fixas em áreas conflagradas. São três modelos de base e em cada uma delas o governo federal disponibiliza duas viaturas, duas motocicletas e 10 câmeras de monitoramento. Já o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel PM Nazareno Marcineiro, confirmou que ainda este ano Criciúma terá um incremento de 120 policiais na cidade e região.
Ao final do encontro ficou definido que os gestores municipaiss de Segurança (PM, Polícia Civil e Guarda Municipal) produzirão um documento com as principais reivindicações do setor e que seráencaminhadoo ao prefeito Clésio Salvaro. De posse deste material a prefeitura definirá uma forma de contrapartida para participar do projeto.
Participaram da audiência o secretário-adjunto da SSP, Coronel PM Fernando Rodrigues de Menezes; o delegado adjunto da Delegacia Geral da Polícia Civil, Valério Alves de Brito; Comandante do Estado Maior da Polícia Militar, Coronel PM Valter Cimolin; diretor do Instituto Geral de Perícias, perito Rodrigo Tasso; Comandante do 9º Batalhão da PM de Criciúma, Coronel Cabral; secretária do Sistema Social de Criciúma, Giovana de Sá; secretária municipal da Educação, Roseli Maria de Lucca; coordenador do sistema de Trânsito, Jair Hass; vereador Ilzio Inácio, presidente da comissão de Segurança Pública e representantes da diretoria de Integração e gerência de Videomonitoramento da SSP.
ai24horas