Joinville – Com o fim do inverno, a Saúde em Joinville começa a voltar à rotina habitual. Nesse mês, a Comissão de Controle e Acompanhamento da gripe A, com a confirmação da queda de casos da doença, emitiu nota técnica cancelando medidas adotadas no período de maior contágio, mas continua em alerta para manter a cidade prevenida quanto à doença.
A partir desse mês, as gestantes voltam a trabalhar em contato com o público e os eventos são remarcados. Nos hospitais, as cirurgias eletivas já funcionam novamente e os horários de visitas, que haviam sido reduzidos, agora são duas vezes por dia. Dois Postos de Saúde retornam ao
horário de atendimento habitual, o do Fátima, até as 19 horas, e o Boehmerwald I, até as 17. Os bebedouros continuarão interditados, por não serem considerados higiênicos, sendo indicados os sem contato com a boca.
A médica sanitarista Carin Albino ressalta que a cidade deve continuar em alerta, seguindo as orientações devidas. “É importante que a população não baixe a guarda e se mantenha em cuidado, porque ainda há risco de contágio”, adverte. De acordo com Carin, as empresas também são informadas em relação à cautela necessária nos eventos.
As medidas de higiene básicas, como lavar as mãos, cobrir o rosto ao tossir, manter o ambiente ventilado e não sair se estiver com gripe devem ser tomadas para o dia a dia. Quem apresentar os sintomas da gripe A, que são febre acompanhada de tosse ou dor de garganta, precisa procurar a
Unidade de Saúde do bairro.