quarta-feira, janeiro 15, 2025

Concurso promove conscientização contra a homofobia

Florianópolis – Três grupos de estudantes duas escolas da rede pública estadual de Florianópolis foram os vencedores do 1o Concurso de Cartazes sobre Homofobia, Lesbofobia e Transfobia. A premiação ocorreu nesta sexta-feira (29), na Escola de Educação Básica Lauro Müller, localizada no Centro da Capital. O Concurso faz parte das atividades do Projeto Papo Sério, desenvolvido pelo Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS) da Universidade Federal de Santa Catarina. É fruto, também, de uma pesquisa realizada nas unidades escolares da Grande Florianópolis, que registram outros gêneros, além do heterossexual, e onde ficou constatado o preconceito com relação à diversidade.

No total, participaram do Concurso 97 estudantes, com 19 cartazes, das escolas Jurema Cavallazzi, Intendente José Fernandes, Dr. Paulo Fontes, e Idelfonso Linhares. Os trabalhos foram selecionados por uma comissão integrada por especialistas da Secretaria de Estado da Educação e pelo voto da comunidade. O evento envolveu o Núcleo de Educação e Prevenção na Escola (NEPRE), vinculado à Secretaria e à Gerência Regional da Grande Florianópolis, o Instituto de Estudos de Gênero e o Grupo Gestor Escola Sem Homofobia.

O primeiro lugar ficou com o cartaz Diga Não, elaborado pelo grupo Entre Menin@s, da Escola de Educação Básica Jurema Cavallazzi e sob a coordenação da professora Márcia Elisa Franco. Homo, Lesbo e Trans-fobia é o título do cartaz que conquistou o segundo lugar e foi criado pelos estudantes: Vanessa Rosa, Rafael Rosa, Natália Wazlawick, Hiago Almeida e Felipe Gerber, da Escola Dr. Paulo Fontes. Teve a coordenação da professora Rita de Cássia Peres. E o terceiro lugar foi o cartaz Driblando o Preconceito Sexual, dos alunos Ana Carolina F. de Oliveira, Arthur Nascimento, Edna Regina e Franciele Agostinho, também da Dr. Paulo Fontes e com a mesma coordenadora do segundo lugar.

Felipe Fernandes, integrante do NIGS, informou que o Concurso também fez parte das ações que ocorreram no mundo todo, em 17 de maio, Dia de Combate à Homofobia.  Falou sobre a importância do tema deixar de ser uma questão privada e se tornar pública com debates nas escolas. O evento na Grande Florianópolis marca o início em que as escolas começam a debater publicamente o tema, complementa.

 A supervisora de Educação Básica da Regional da Grande Florianópolis, Patrícia Simas, tem certeza de que os alunos aprenderam muito com a sua participação no evento e informou que os cartazes serão divulgados em outras unidades escolares. É na escola, principalmente, que temos todas essas diversidades, temos de encarar que elas estão na sociedade e, por meio dos cartazes, podemos expressar a cultura desse conhecimento.

Esse evento demonstra que o Programa Brasil Sem Hemofóbicos vem sendo promovido em Santa Catarina, declarou a coordenadora do NEPRE da Secretaria, Rosimari Kock Martins. Para ela, a produção do conhecimento dos estudantes expressam, nos cartazes, a necessidade de se combater o preconceito na unidade escolar. A escola é o lugar onde se legitima o exercício da identidade e da cidadania, ressalta. A Organizadora do livro Educação Sexual na Escola, Jimena Furlani considerou o evento como um momento único e lembrou que essa é a primeira vez que várias instituições públicas e ONGs estão estimuladas em debater a homofobia.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Educação

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Seleção Brasileira: Problema dos Jogadores ou do Técnico?

A Seleção Brasileira de futebol enfrenta uma de suas...

Liderança Transformadora: Os 10 Melhores Prefeitos do Mundo

Pesquisa sobre os 10 melhores prefeitos do mundo destaca líderes que vão além das expectativas de seus cargo transformando suas cidades

Homem Casado e Sucesso Financeiro: Qual é a Relação?

A ideia de que homem casado têm mais sucesso...

O Que Darwin e Freud Diriam Sobre Amor e Paixão Hoje?

O amor e a paixão são temas que intrigam...