Barra Velha – A Fanfarra Municipal Professora Onédia Maria de Barros, de Barra Velha, foi a primeira colocada na categoria especial durante o Concurso Sulbrasileiro de Bandas e Fanfarras, promovido neste último sábado (dia 19), em Agronômica. O grupo musical barravelhense marcou presença no evento com 60 componentes, incluindo corpo de coreografia, balizas e pavilhão nacional. A fanfarra arrancou aplausos ao ser a primeira a apresentar suas músicas ao som da lira, entoando “Carruagem de Fogo” e “Amigos para Sempre”.
O evento aconteceu no ginásio municipal de esportes de Agronômica, e Barra Velha disputou na categoria “especial” contra Canelinha e Itapema, que veio com sua tradicional fanfarra “Asas da Esperança”. Segundo o maestro Carlos Eduardo Petry, da fanfarra barravelhense, o primeiro lugar foi uma verdadeira surpresa para Barra Velha, não apenas porque a disputa foi acirrada contra a fanfarra de Itapema, uma das mais fortes do Estado, mas também porque o grupo de Barra Velha teve sua composição 70% renovada neste ano de 2009, e ainda não tinha experiência em competições deste gênero.
Segundo Douglas Rosa, coordenador musical da Fanfarra Onédia Maria de Barros, além do troféu, o grupo ganhou R$ 300 em dinheiro como premiação, e outros 23 grupos de todo o Estado marcaram presença. A coreógrafa Josiane Bernardes também acompanhou a apresentação. A faixa etária atual dos componentes da Fanfarra Municipal de Barra Velha é de 14 anos, e agora, o grupo se prepara para outro concurso estadual, nos dias 14 e 15 de outubro.
Douglas, Carlos Eduardo e Josiane agradeceram ao apoio dos pais que liberaram seus filhos para participar do evento, e também da Prefeitura de Barra Velha, que garantiu o transporte dos integrantes. Ontem pela manhã (dia 21 de setembro), os coordenadores apresentaram o troféu conquistado ao prefeito Samir Mattar (PMDB) e à diretora de Cultura, Jacinda Padilha.
Fonte: Assessoría de Imprensa