domingo, dezembro 22, 2024

Conferência de Segurança Pública

Balneário Camboriú – A Primeira Conferência  Nacional de Segurança Pública, etapa Santa Catarina, realizada nesta terça-feira, 9, em Balneário Camboriú, contou com cerca de 200 participantes. Os organizadores comemoraram os resultados, considerados por eles positivos. A Prefeitura Municipal da cidade apoiou o evento.

De acordo com o coronel Ubirajara Corrêa Lemes, membro da comissão da organização estadual, Balneário Camboriú foi umas das cidades catarinenses, que mais apresentou número de participantes, tanto no período da manhã, quanto o tarde. O oficial revelou que o evento foi um sucesso, destacou ainda, que o resultado da conferência foi quantitativo e qualificativo. Também participaram da organização do evento o Conselho de Desenvolvimento – Condes – e Feconseg – Federação dos Consegs.

Após a abertura do evento, realizada por Matias Fidelis, do Condes, e dos atos solenes, o secretário de Segurança Municipal, Nilson Frederico Probst fez uso da palavra. Mencionou a importância do município participar de uma conferência de abrangência nacional. O secretário destacou ainda, que o prefeito Edson Renato Dias, não estava presente porque cumpria agenda em Brasília, aonde foi buscava recursos para a cidade.

O vice-prefeito Cláudio Dalvesco, representantes de classe, autoridades da Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal de Florianópolis, representantes do Legislativo, comunidade também participaram da conferência.  

Experiência

Logo após, o renomado jornalista, Marcos Rolim passou aos participantes sua larga experiência no assunto. Rolim é consultor em segurança pública e direitos humanos. Concebeu e editou o Relatório Azul, o mais amplo relatório em direitos humanos publicado no Brasil. Foi autor da primeira legislação nacional de proteção às testemunhas e às vítimas da violência. Sua militância lhe assegurou inúmeras distinções, entre elas o primeiro Prêmio Unesco em Direitos Humanos no Brasil (1999).

Sua explanação durou cerca de duas horas e contou com a participação dos presentes, que expuseram suas dúvidas e perguntas. Rolim mencionou que encarcerar pessoas não é a solução para os problemas encontrados na área da segurança. Para ele, os trabalhos sociais são os que realmente surtem efeito numa sociedade.

Disse que a maioria do pobre, como ele mesmo destacou; “surpreendentemente”, é honesto. Revelou que os excluídos do Brasil não cometem crimes. O jornalista citou um exemplo, de 100 bandidos que matam, 80 deles passou por fator de risco. Referiu-se a algum tipo de trauma psicológico sofrido em seus lares, decorridos de agressões físicas e até mesmo abuso sexual.

Estudos

Rolim conta ainda, que o Brasil precisa trabalhar com estudos de longo prazo. Citou uma pesquisa de sucesso reconhecida internacionalmente, realizada nos anos 70 em Nova Iorque, aonde 400 gestantes foram assistidas durante todo o período em que estiveram grávidas. Foram divididos dois grupos, da mesma característica socioeconômica. O grupo 1, as famílias foram monitoradas por enfermeiras, até seus filhos completarem dois anos de idade. O grupo 2 não foi assistido. Enquanto o primeiro grupo recebia toda a assistência educacional.

Depois de 15 anos, o estudo foi concluído, as crianças, já adolescentes, que não receberam assistência apresentaram duas vezes mais condenações penais. “Não existe pesquisa deste tipo no Brasil”, conclui o profissional.

Rolim passou outras experiências vividas por ele durante sua palestra. Destacou fatores de riscos e protetivos, que um indivíduo possa enfrentar. Para ele, o ser humano precisa ser integrado na sociedade. Contou que o interessante não é levar projetos educativos até as comunidades carentes, mas sim, trazer estes moradores para perto da sociedade.

GM

Logo após a palestra do jornalista, o secretário Municipal Adjunto de Segurança e Defesa do Cidadão de Florianópolis, Máximo Porto Seleme, expôs suas experiências. Seleme falou sobre a Guarda Municipal – GM. Atualmente, a GM de Florianópolis é a única no estado que utiliza arma de fogo. Balneário Camboriú também poderá ter em breve sua GM.

Seleme destacou a importância da GM na capital e mostrou estatísticas da diminuição da criminalidade após a criação da Guarda. Para o ano de 2017, o profissional acredita que a GM de Florianópolis possa contar com 850 guardas no efetivo. O secretário destacou também, que 95% dos guardas tem nível superior e que 60% tem pós-graduação. Assinalou tamanho desempenho devido ao plano de cargo salarial. Após as explanações do secretário o Subdiretor Dias, que é guarda municipal de carreira passou noções da legislação que os rege e código civil. 

O advogado, Valdir de Andrade, representante do Conseg Centro, e também um dos organizadores do evento, comemorou os resultados, classificou o simpósio como sendo “excelente”. Andrade acredita que a conseqüência, dos resultados apresentados no evento deva contribuir com o desenvolvimento da Segurança Pública no Estado.

O secretário Nilson Probst também comemorou, “Conseguimos otimizar o que queríamos, e tivemos a aceitação de entidades classistas, sociedade, e das polícias”, finaliza.

Na parte da tarde, os participantes se reuniram em sete grupos e discutiram diretrizes e gestão, englobados dentro dos assuntos abordados – eixos temáticos. De 27 a 30 de agosto deste ano, a Conferência Nacional de Segurança Pública acontece em Brasília.

UNOPress

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...