quarta-feira, fevereiro 5, 2025

Conferência Municipal de Educação tem participação efetiva

Joinville – A II Conferência Municipal de Educação realizada em Joinville nesta quinta-feira (25/06), na Univille, foi um sucesso. Durante todo o dia os grupos de trabalho contaram com participação efetiva de profissionais da educação e representantes da comunidade que formularam um documento onde
constam às reivindicações daquilo que se conclui como fundamental para uma educação de qualidade. A base dos dez anos seguintes da educação é organizada a partir da conferência.

O Sistema Articulado de Educação reúne etapas municipais, regionais, estadual e nacional. Os relatórios de cada conferência serão utilizados na elaboração do Plano Nacional de Educação.

Para o secretário de Educação, Marquinhos Fernandes, a realização foi positiva. "Nós conseguimos reunir aproximadamente dez mil pessoas que pararam para discutir a educação", destaca. Fernandes comentou ainda que pela primeira vez os Centros de Educação Infantil participam deste
processo.

Os trabalhos iniciaram às 8h30 com a palestra sobre "Educação Básica: Permanência e sucesso" com a doutora em educação, Rosânia Campos. A abordagem do tema é uma reflexão para uma dificuldade que precisa ser sanada: fazer com que os alunos, ao ingressarem na escola, consigam

permanecer nela até a conclusão do ensino fundamental. Com isso, praticamente zerar os índices de evasão. E, isso deve ocorrer de uma forma em que o estudante tenha sucesso no seu aprendizado.

Em seguida, grupos de trabalho se reuniram para debater os seis eixos centrais da conferência: "O papel do Estado na garantia do direito à educação com qualidade": é uma reflexão para a melhoria de infraestrutura.

"A gestão democrática e a avaliação" precisam permitir – através da administração das escolas -que haja mais participação da comunidade. "O acesso, a permanência e o sucesso escolar dos alunos". Na rede municipal há o desafio de garantir uma qualidade para toda a rede e conseqüentemente
a aprendizagem do aluno.

"A formação e a valorização dos profissionais" também esteve na discussão, bem como "o financiamento da educação e o controle social". Conforme a demanda pela escola pública aumenta é necessário um reforço nos investimentos. "A justiça social, educação e o trabalho tendo como
conseqüência a inclusão, a diversidade e a igualdade de alunos" foram colocadas como os dos maiores desafios na contemporaneidade porque implicam em quebra de preconceitos, discussões e novas concepções.

A abertura oficial foi realizada nesta quarta-feira (24).  A Câmara de Vereadores ficou lotada com mais de 400 pessoas que teve participação do prefeito Carlito Merss, do secretário de Educação, Marquinhos Fernandes, dos representantes do governo estadual, conselhos de educação e instituições de ensino.

Fonte:Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...