Itapema – A Prefeitura de Itapema encerrou na noite da última terça-feira (16), a 2ª Semana da Mulher. No evento foram lembradas ações e conquistas para as mulheres de Itapema em seu dia, além de homenagens e agradecimentos aos envolvidos. Estiveram presentes na ocasião o Prefeito de Itapema, Sabino Bussanello, a Secretária de Assistência Social, Cidadania e Direito Humanos, Mirian Raquel Maraschin, a Presidente do Conselho dos Direitos da Mulher, Cláudia Maria Petri, a Diretora de Proteção Básica, Ana Maria Sokacheski, a Chefe do Programa Mulheres e responsável pelo Serviço de Acolhimento à Mulher (SAM), Marta Fratini da Silva, além da comunidade local.
A Secretária de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos afirma que a maior conquista durante a 2ª Semana da Mulher foi a criação do SAM. “O serviço vai oferecer para as mulheres todas as informações e orientações necessárias para garantir a efetividade da Lei Maria da Penha”, explica. O Prefeito Sabino chama a atenção pela criação do Projeto de Lei da Licença Maternidade e Adoção pela Prefeitura, enviado à Câmara de Vereadores, que irá garantir para todas as servidoras públicas o direito de 180 dias. “A lei vai trazer qualidade de vida e maior oportunidade de convívio entre as mães trabalhadoras e criança”, completa.
Durante a II Semana da Mulher em Itapema, o lema “A mulher como centro da vida. Ame-se. Previna-se. Cuide-se!” foi divulgado na frota de carros da prefeitura, cartazes, outdoors e faixas em todas as unidades e serviços públicos. Também foram distribuídos 10 mil leques com informações dos serviços direcionados para mulheres.
Nos postos de saúde de Itapema foram atendidas mais de 100 mulheres com exames preventivos de câncer de mama e colo de útero, além de 59 exames de mamografia. As ações ganharam horário especial diferenciado para mulheres, entre 17h e 19h, o que deixou as agendas cheias durante todo o mês de Março para quem não conseguiu durante a II Semana da Mulher.
No Centro de Referência em Assistência Social e no Centro de Cidadania foram registradas 102 inscrições para cursos de qualificação profissional de interesse das mulheres. Os centros irão continuar com as inscrições durante todo o mês de março, devido à grande procura. Nas Reuniões de Mulheres, promovidas desde a abertura da II Semana da Mulher, 150 mulheres participaram e discutiram sobre suas vidas, machismo, feminismo, desafios, conquistas e a busca de uma realidade livre de preconceito.