São Bento do Sul – Está chegando a hora de representantes de alguns municípios, do poder executivo, legislativo e comunidade, se reunirem para debater sobre a implantação de políticas públicas em prol de medidas para reduzir desastres, tanto no município quanto no país.
A 1ª Conferência Municipal da Defesa Civil que acontece na próxima quinta-feira, 25, em São Bento do Sul, servirá para aumentar o grau de conhecimento referente ao problema das áreas de risco e sua percepção, pois só com este conhecimento é possível buscar mais informações e soluções imediatas para estas constantes ameaças.
O compromisso consciente de instituições e da população, contribuirá para uma mudança de atitude, e busca de recursos necessários para reduzir os riscos, construindo assim uma comunidade mais segura. O objetivo do encontro é conhecer medidas de redução de desastres, para consequentemente buscar uma mudança de atitude, garantindo ações que possam principalmente prevenir, minimizar estas ocorrências e construir uma política pública de defesa civil e assistência humanitária, com a participação da população.
Influência de mudanças climáticas
As mudanças constantes do clima também são grandes responsáveis pelo aumento no número dos eventos adversos, como fortes chuvas, vendaval e queda de barreiras. O aumento no número destes acontecimentos mostra a urgência de mobilização das autoridades em resolver e apoiar quem foi afetado por estes fenômenos climáticos.
Prepare-se
Estes e outros assuntos serão discutidos na 1ª Conferência de Defesa Civil, que acontece em São Bento do Sul no dia 25 de fevereiro, com início às 8h, no Centro de Vigilância à Saúde. O evento é aberto à comunidade, e as inscrições podem ser feitas pelo site www.saobentodosul.sc.gov.br, ou pelo Departamento da Defesa Civil, localizado na Prefeitura – Rua Jorge Lacerda, 75, Centro.
Confira a programação
8h – inscrições
8h30 – abertura
9h – palestra “Levantamento de áreas de risco” com a Socióloga e Pesquisadora do CEPED/UFSC Rita de Cássia Dutra e o Gerente de Prevenção da Defesa Civil Estadual Major Edir de Souza
10h – Coffee Break
10h30 – explicações sobre a preparação de propostas com o Professor da Universidade do Contestado Arlindo Costa
11h – Formações dos grupos temáticos
12h – Almoço
13h30 – Debate Grupos
15h – Coffee Break
15h30 – Eleição dos representantes para a etapa estadual
17h – encerramento
Fonte: Assessoria de imprensa