Santa Catarina – O secretário de Estado da Educação, Silvestre Heerdt, e o presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Viegand Eger, assinaram nesta quinta-feira (15), um contrato para a realização de cursos de formação de professores em exercício nas redes públicas estadual e municipal.
O contrato prevê o repasse de R$ 5,8 milhões à Acafe, resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (SED) e o Ministério da Educação (MEC), através do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). É um esforço conjunto para que os docentes possam fazer o curso gratuitamente.
Serão oferecidos 55 cursos de licenciatura com turmas de 40 alunos, em média, com início previsto para o segundo semestre de 2010. Durante o período de inscrição, entre o segundo semestre de 2009 e o primeiro semestre deste ano, 1.840 docentes se inscreveram através da Plataforma Freire, ambiente virtual do MEC.
As disciplinas ofertadas são: Sociologia, História, Geografia, Educação Física, Educação Especial, Ciências da Religião e Artes. A carga horária do curso será de 2.800 horas/aula, com divisão em três módulos. Cada disciplina corresponde a um semestre letivo.
As Instituições de Ensino Superior (IES) associadas à Acafe terão autonomia para distribuir a carga horária e o calendário, com possibilidade de realização do curso em regime intensivo. Cada professor receberá a certificação pela instituição onde realizou o curso.
As áreas de conhecimento nas quais serão oferecidas as disciplinas foram definidas após um levantamento feito pelo Fórum Catarinense de Políticas de Educação Superior/Política das Licenciaturas, do qual o secretário da Educação é integrante.
Uma comissão da secretaria, através da Diretoria de Educação Superior, também constatou que a oferta de licenciatura pelas IES públicas em Santa Catarina (UFSC, UDESC e IFSC) não atenderia à demanda em algumas disciplinas e em outras não havia oferta de vagas. Por este motivo, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) autorizou a adesão da Acafe no processo.
Edital
Os professores que fizeram a pré-inscrição para o segundo semestre de 2010 deverão, após o dia 19 de julho, ficar atentos à publicação dos editais de seleção e matrícula. As informações serão veiculadas nos sites das universidades associadas e no site da ACAFE.
Mais informações podem ser obtidas na Diretoria de Educação Superior da SED, através do email: formacaoinicial@sed.sc.gov.br.
AI/Redação 24 horas