Jaraguá do SUl – A empresa é uma das únicas do País a dispor micro crédito via capital privado. A Juriti foi fundada em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, em setembro de 1998. Em 17 meses, foram abertos onze pontos de atendimento no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com disposição de mais de R$ 5 milhões, em captações com média de R$ 3 mil.
O presidente da organização é Diether Werninghaus, um dos herdeiros da Weg Eletromotores.
Empréstimo produtivo
A Juriti Microfinanças é uma das únicas empresas do Brasil a dispor capital privado para o chamado microcrédito produtivo. O objetivo principal é o fomento aos pequenos negócios, incluindo autônomos, como pedreiros e costureiras, ou pessoa jurídica classificada de micro e pequena empresa. Outras opções de empréstimo conhecidas são o microcrédito consignado e o de consumo. Na Juriti todas as operações possuem a presença dos agentes de crédito, que conhecem pessoalmente os clientes, com a possibilidade de empréstimos sem comprovação de renda, após consultas às comunidades, no chamado "SCPC de Bairro".
A empresa já superou a conquista de mil clientes em 17 meses de existência. São onze pontos de atendimento no Sul, sendo a sede em São José dos Pinhais-PR e mais seis filiais e escritórios: filial Ponta Grossa-PR; parceria com Instituto SODETEC, em Curitiba-PR; filial de Jaraguá do Sul-SC; filial de Ibirama-SC; filial Pelotas-RS; filial Bento Gonçalves-RS; filial Porto Alegre-RS; parceria com Instituição Comunitária de Crédito – Central, em Santa Maria-RS; parceria com Instituição Comunitária de Crédito – Serra, em Caxias do Sul-RS; parceria com Instituição Comunitária de Crédito – Médio, em Frederico Westphalen-RS.
AI/Redação 24 Horas