Imaruí – Na última semana, o Coordenador de Meio Ambiente, Rafael Caciano Braghirolli; e o Coordenador da Pesca, Richard Abreu Elias participaram do encontro que discutiu o Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina e também do I Seminário Pensa Pesca. Ambos aconteceram em Florianópolis, na Federação das Indústrias de Santa Catarina – FIESC, e na Assembleia Legislativa, respectivamente.
Os objetivos do Inventário são de avaliar a composição de espécies e a estrutura dos remanescentes florestais; a diversidade genética de espécies ameaçadas de extinção e de importância econômica; quantificar a importância socioeconômica dos recursos florestais nativos; implantar um banco de dados com as informações existentes nos herbários catarinenses; e por fim elaborar um sistema de informações florestais web, na arquitetura de um portal de informações, que possibilite a consulta dos dados do Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina, no formato de relatórios, gráficos e mapas além de acesso às notícias, documentos, galeria de fotos e links relacionados. “Através deste Inventário será possível priorizar as áreas no Estado que são de conservação e necessitam de recuperação”, enfatiza o Coordenador Rafael.
Já o I Seminário Pense Pesca abordou temas relacionados à produção de pescados como demanda estratégica para a segurança alimentar; o desenvolvimento sustentável de cadeia produtiva da aquicultura e pesca (as perspectivas no Brasil e no Mundo) e as perspectivas da Aquicultura e pesca em Santa Catarina. “Muitos fatores foram abordados em relação ao Complexo Lagunar. E a partir das Comissões que foram montadas poderemos elaborar e executar melhorias em relação à pesca no município”, destaca o coordenador Richard.
Tatiana de Oliveira Carlos Bonin
ai/ocapress