São Domingos – A equipe do Centro de Referência da Assistência Social, o CRAS, organizou nesta terça-feira (01) um curso de pintura e artesanato com caixas de leite longa vida. A intenção é reaproveitar o material na confecção de ornamentos e adereços, evitando que estes sejam depositados no meio ambiente e também oferecer uma nova alternativa de renda para as famílias. O curso de 08 horas foi ministrado pela extensionista da Epagri de São Lourenço do Oeste Cleonice Sutilli, que já trabalha há dois anos com a reciclagem de caixas de leite longa vida.
Participaram do curso cerca de 20 pessoas, entre profissionais do CRAS, professoras, diretoras e pessoas ligadas às artes e ao artesanato, que serão os multiplicadores das técnicas apreendidas. O material utilizado na fabricação das caixas de leite longa vida (papel, plástico e alumínio) apresenta resistência, proporcionando durabilidade aos adereços. “O resultado do trabalho é um artesanato muito bonito e útil na ornamentação das casas das famílias. Além da beleza do artesanato, fazemos a retirada deste material do meio ambiente”, explicou a extensionista Cleonice.
A Secretaria de Assistência Social, liderada por Sandra Fiorese, mantém a oferta de cursos de capacitação em artesanato com diferentes tipos de matéria-prima e pintura, objetivando garantir alternativa de fontes de renda para famílias em situação de vulnerabilidade social. “Asseguramos os cursos gratuitamente através de parcerias e as pessoas que participam podem se dedicar ao artesanato tornando uma fonte de renda para a família”, destacou Sandra Fiorese.
AI/Redação24Horas