Florianópolis – Um projeto de turismo em parques ecológicos foi debatido pelo secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores, secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowsky, pela secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lucia Dellagnelo, e por representantes do WWF nesta sexta-feira, 25 de outubro. O objetivo da iniciativa é promover o desenvolvimento regional.
O secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores destaca que ao desenvolver as potencialidades turísticas de unidades de conservação municipais, estaduais e federais de forma organizada, “rompe-se a sazonalidade do turismo no Estado, atraindo novos públicos ligados à natureza, desde observadores de pássaros até praticantes do turismo de aventura”. Por isso, os secretários estaduais conheceram o programa de trilhas na Mata Atlântica, elaborado pelo WWF.
O superintendente do WWF Brasil, Michael Becker, comenta: “O projeto de trilhas e caminhos da Mata Atlântica está usando o turismo como ferramenta e tem a proposta de fortalecer as cadeias produtivas locais”. A organização propõe selecionar as áreas de Santa Catarina que serão incorporadas ao programa a fim de captar recursos para um projeto piloto. Além dos parques florestais, há a possibilidade de desenhar trilhas subaquáticas na região de Porto Belo e Bombinhas.
Na manhã desta sexta-feira, o secretário Murilo Flores, o superintendente do WWF Brasil, Michael Becker e a coordenadora do Programa da Mata Atlântica do WWF, Ana Carolina Lobo, sobrevoaram a Serra do Tabuleiro, maior unidade de conservação do Estado. Ficou agendada a assinatura do termo de cooperação entre o Estado e o WWF até o final do ano.
Rosália Dors Pessato
UNOPress