Criciúma – A secretaria do Sistema Social de Criciúma, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), lançará nesta quinta-feira (2), das 9 horas às 16 horas na praça Nereu Ramos, a campanha “ Quem da Esmola Financia a Miséria”.
“O objetivo da campanha é conscientizar a população criciumense de que essa prática não contribui para o processo de emancipação da população em situação de rua, na qual acaba utilizando o recurso da doação de esmolas na aquisição de substâncias psicoativas (drogas)”, destaca a coordenadora do CREAS, Andréia Vieira da Silva.
Andréia ainda ressalta que o CREAS oferece atendimento a esta população, através do Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua, no qual, além do acompanhamento psicossocial, são realizados encaminhamentos aos serviços de saúde, principalmente, para tratamentos de dependência química, assistência social, entre outros, além de contato familiar para reintegração de vínculos.
“Esta Campanha é um meio de esclarecer que existem outras formas de auxiliar esta população e que esmola não tira ninguém da condição de vulnerabilidade, nem da situação de risco social e pessoal”, afirma Andréia. Serão realizadas, na praça, entrega de material educativo, entre outros, buscando a mobilização da comunidade.