Criciúma – O prefeito Clésio Salvaro e o vice Márcio Búrigo lançaram hoje, na unidade de Saúde do bairro São Sebastião, em Criciúma, o projeto “Sorrir Sempre”, que tem por objetivo entregar dentaduras às pessoas de baixa renda e que não possuem condições de comprar uma prótese dentária. A dona de casa Maria do Carmo, 68 anos, primeira inscrita no projeto, fez questão de participar do evento. Moradora da comunidade, ela disse que agora vai ter motivos para sorrir.
“Não tenho condições financeiras para fazer as minhas próteses. Com este projeto, com certeza, eu e outras pessoas não teremos mais vergonha de sorrir. Hoje, tenho muita dificuldade para se alimentar e conversar com as pessoas”, contou a idosa, que está há cinco anos sem os dentes. Dona Maria reside com a filha no bairro há pouco mais de um ano.
Para Salvaro, o projeto irá incluir às pessoas carentes novamente na sociedade, oferecendo mais qualidade de vida no dia a dia. “As pessoas beneficiadas com o projeto terão a oportunidade de voltar a sorrir novamente. A saúde das pessoas começa pelos dentes, que nos permitem termos uma alimentação saudável. Não tenho dúvida da importância desse projeto”, disse o chefe do Executivo.
A solenidade contou ainda com a presença do secretário de Saúde, Sílvio Ávila Junior, da coordenadora do programa Saúde Bucal, Sônia Zaccaron e da secretária do sistema Social, Geovânia Sá. “Às pessoas interessadas em se inscreverem no projeto poderão procurar a unidade de Saúde mais próxima do seu bairro”, explicou o secretário do sistema da Saúde.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, mais de 17% da população enfrenta problemas com a falta de dentes. O projeto “Sorrir Sempre” iniciará com a produção de 80 próteses dentárias por mês. O programa contempla idosos com idade entre 50 e 75 anos. O trabalho foi desenvolvido pela secretaria do sistema da Saúde, em parceria com a secretaria do sistema Social, Afasc e governos Federal e Estadual.
AI/Redação24Horas