Criciúma – Uma comitiva da Organização de Cooperação de Desenvolvimento Econômico (OCDE) – vinculada ao banco mundial – esteve reunida com a secretária do sistema de Educação de Criciúma, Geovana Zanette, e o coordenador do Comitê Gestor, Celito Cardoso, na noite de ontem (14). A OCDE é uma organização internacional formada por 30 países membros (desenvolvidos). O objetivo da organização é apoiar e manter o desenvolvimento econômico com o lema “para uma economia mais limpa, justa e forte”. A Cooperação econômica tem aspectos diferentes e, para eles, a educação é o mais importante.
A organização trabalha de forma que aconselha os países membros a reagirem a mudanças na educação, porém sempre mantendo a qualidade. Alguns estudos visam entender como as crianças do futuro aprenderão e as tendências da globalização. Segundo o analista austríaco (que trabalha com os países não membros), Mihaylo Milovanovitch, alguns desses projetos fazem sentido, no entanto, se um número grande de países fizer parte. “É interessante saber o que acontece nos países membros, mas principalmente nos que não são”, comentou.
Três equipes da Organização de Cooperação de Desenvolvimento Econômico (OCDE) estão em Santa Catarina realizando uma avaliação qualitativa sobre educação básica e superior no Estado, iniciativas do governo estadual junto ao banco mundial. O Estado sempre está em um dos primeiros lugares do Brasil, quando se trata de educação. Com essa avaliação será feito um comparativo de SC com os países desenvolvidos. “Nunca fazemos este estudo porque queremos, mas porque nos solicitam e SC foi o primeiro Estado do Brasil a fazer isso”, enfatizou. Estão sendo avaliadas as escolas estaduais, universidades e a rede municipal. Daqui duas semanas a secretaria de educação do Estado já terá um pré-relatório do que a comissão avaliou nas 32 cidades catarinenses.
Há uns anos a organização definiu um novo tipo de relacionamento, sendo assim estipulou os cinco países que terão acesso daqui um curto período. Entre eles, Chile, Rússia, Eslovênia, Israel e Estônia e, ainda, os cinco países adicionais que inclui o Brasil, China, Índia, Indonésia e África do sul.
O que é a OCDE
OCDE é estruturada em diversos Diretórios, subdivididos em Comitês que se reúnem periodicamente em sua sede, Paris. Estes atuam principalmente na área social e econômica, abordando temas como macroeconomia, comércio, desenvolvimento, educação e ciência e inovação.
Entre seus objetivos estão fomentar a boa governança estatal e empresarial, o desenvolvimento social e o crescimento econômico por meio de cooperação institucional e política, assim como a utilização de mecanismos de monitoramento.
Para a consecução de tais objetivos, utiliza mecanismos como a negociação de textos multilaterais, a realização de pesquisas e estatísticas, reuniões periódicas, intercâmbio de experiências e best practice, bem como a realização de peer reviews (revisão por pares).
Fonte: Assessoría de Imprensa