Morro da Fumaça – Capoeira é a expressão cultural afro-brasileira criada pelos escravos africanos que une a luta e a dança em uma única expressão. Os Orixás são divindades guardiãs dos elementos da natureza criados por Olorun, o deus supremo da mitologia yoruba.
Estes dois elementos da cultura afro tornam-se uma só no número de dança “Homenagem aos Orixás” desenvolvido por 17 alunos da E.E.B.M. Agenor Bortolatto e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) de Morro da Fumaça.
A homenagem ao povo que sofreu com a escravidão no nosso país e também todos os negros que no decorrer da história sofreram com a discriminação surgiu através da Secretaria de Educação e Cultura para comemorar o Dia da Consciência Negra. A partir disso, a professora da rede municipal e coreógrafa, Katerine Nogueira foi convidada para criar a coreografia. “O objetivo é valorizar o povo negro através do resgate de seu ritmo, costumes, enfim de toda a sua cultura”, destaca Katerine.
A apresentação mistura a capoeira e a dança tipicamente africana. “Além das crianças, a apresentação também conta com capoeiristas fumacenses”, explica.
A apresentação já arrancou aplausos do público durante apresentação na XII Mostra de Dança de Morro da Fumaça e na formatura do PROERD na última semana. “Apresar de ter sido criada devido ao Dia da Consciência Negra, levaremos a coreografia adiante, fazendo apresentações sempre que possível”, finaliza.
Fonte : Marciano Bortolin (SC 3566 JP)