Curso bastante técnico, tem 35 vagas disponíveis para uma carga horária de 160; ensinamentos devem começar em agosto.
Penha – A Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Penha (SEMDE) está com vagas abertas para o curso de qualificação profissional de ajudante de despachante aduaneiro. Através do Fiesc/Senai, são 35 vagas para as aulas que serão ministradas com uma carga horária de 160 horas.
De acordo com o diretor de Qualificação Profissional de Penha, Ademir Antônio Soares, as pessoas interessadas em participar do curso devem fazer sua inscrição na Semde, que está localizada na Rua Nilo Anastácio Vieira, 27, centro (ao lado da Matriz Nossa Senhora da Penha). O telefone é o (47) 3347.1864.
“É um curso muito importante para nossa região. Durante as lições, todas as questões legais da função serão ensinadas, deixando o profissional preparado para entrar no mercado de trabalho”, afirma o secretário da Semde, Dorval Carvalho Gonçalves, o Duda. A intenção é iniciar o curso no mês de agosto.
O Pronatec paga R$ 2 por hora estudada a cada um dos alunos participantes. Somente neste semestre, em outros cursos, a Semde já qualificou mais de cem pessoas, direcionado-as para as mais diversas áreas de atual. No dia 18, por exemplo, iniciam-se as aulas do curso de refrigeração e climatização doméstica.
Mais detalhes do curso
O foco do curso é preparar o profissional que trabalha junto aos órgãos intervenientes no desembaraço mercadorias e bagagens. Formaliza desistência de vistoria aduaneira, paga taxas e impostos e apresenta documentos à Receita Federal e demais órgãos competentes. Opera sistema de comércio exterior, registrando informações da operação de importação e exportação de mercadorias. Assessora importadores e exportadores na composição de documentos de importação e exportação exigidos, e contrata serviços de terceiros para agilização dos processos nos locais de destino.