sexta-feira, dezembro 27, 2024

Curso de capacitação é oferecido aos professores em Piçarras

Piçarras – Os professores do ensino fundamental da rede escolar de Balneário Piçarras participaram nos dias 03 e 04 de um curso de qualificação para que adotem em suas prática pedagógicas o "Método das Boquinhas". A fonoaudióloga paulista Renata Jardini, apresentou aos educadores os conceitos do método, que foi desenvolvido por ela para auxiliar na alfabetização de crianças com dislexia e dificuldades de aprendizagem, mas que pode ser utilizado nas turmas regulares.

O "Método das Boquinhas" foi adotado em caráter experimental há quatro meses pelo Serviço Especializado de Apoio Pedagógico (Seap), da Secretaria Municipal da Educação. Nas turmas de reforço escolar em que a prática foi implantada os professores perceberam avanços na alfabetização dos alunos. "Nós temos acompanhado a evolução das turmas através de avaliações e relatórios de atividades e os resultados empolgaram os professores", explica a coordenadora do Seap, Jussander de Borba.

Com a qualificação dos professores de toda a rede, a expectativa do Seap é de que o método comesse a ser utilizado em toda a rede municipal de ensino. "Não será uma coisa imposta. Queremos que seja para mais uma ferramenta para facilitar a compreensão dos alunos e uma alternativa aos métodos empregados por cada professor", afirma a secretária da educação Ireli Vieira dos Santos.

No Centro Integrado de Ensino Fundamental, o Cief, o projeto iniciou com 53 alunos e teve 12 desistências.  "Falta incentivo por parte dos pais, muitas crianças alegam ter de cuidar dos irmãos menores, cuidar da casa, outros não vem por falta de interesse", avalia a professora Albertina Aparecida Schimitd Bonato, uma das entusiastas do Método das Boquihas.

De acordo com Albertina, cada criança responde de uma maneira e, por isso, o método precisa ser direcionado para cada etapa da alfabetização. Ela garante que a nova prática promove um entrosamento maior entre aluno e professor. "Adorei. Tive respostas rápidas com muitas crianças, fizemos muitas atividades que motivaram os alunos", afirma.

Método das Boquinhas
 
Desenvolvido pela fonoaudióloga paulista Renata Jardini, o método será inserido pela primeira vez em uma rede municipal de ensino de Santa Catarina, mas já é utilizado em várias regiões do país. "No Paraná, por exemplo, todas as Apaes do estado adotaram", explica Renata. Com trinta anos de experiência, ela trabalha com crianças disléxicas e também tem um filho portador do distúrbio.

A nova prática educacional leva os alunos a compreender a escrita através de sons, imagens e exercícios de articulação. Além de facilitar o aprendizado, a iniciativa vem promovendo mudanças de comportamento em muitas crianças. "Alguns alunos com dificuldade de relacionamento estão mais participativos e inseridos no cotidiano da escola", avalia a professora Albertina.

Fonte: Assessoría de Imprensa

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...