Florianópolis – Termina nesta sexta-feira (29), em Balneário Camboriú, o Curso de Capacitação para Educadores, promovido pela Secretaria de Estado da Educação. O evento iniciou no dia 26 e tem como objetivo implementar uma gestão de pessoal eficiente e com competência para administrar as questões técnico-administrativas das unidades escolares. Cerca de 460 profissionais, na maioria assistente de educação, participam da capacitação, que tem como local o auditório do Sibara Flat Hotel e Convenções.
Este é o terceiro pólo onde ocorre o curso, contemplando técnicos das Gerências Regionais de Xanxerê, Chapecó, Rio do Sul, Caçador, Ibirama, Ituporanga, São Joaquim, Seara, Videira e Concórdia. Até agosto deste ano, mais três pólos serão beneficiados com a capacitação, atingindo dessa forma 100% das escolas da rede pública estadual, declara a diretora de Desenvolvimento Humano, Elizete Mello.
Segundo a diretora, a grande finalidade é trabalhar tudo que diz respeito à secretaria da escola como notas e transferências de alunos, até os dados referentes ao professor, dentro da realidade de cada uma das 1.323 unidades escolares da rede pública estadual. As informações, que dizem respeito a alunos e professores, também são enviados ao banco de dados da Secretaria de Estado da Administração, que gera a folha de pagamento.
Durante a capacitação, os educadores que desempenham funções ligadas à parte administrativa da escola, estão discutindo temas relacionados às diversas áreas que contribuem para o bom funcionamento da unidade escolar, tendo como foco a gestão escolar. Planejada para ocorrer em 2009, a capacitação engloba a Legislação de Ensino e de Pessoal.
A Consultoria Jurídica (Cojur) da Secretaria participou dessa etapa, em que as técnicas Maria Cunha Peixoto e Maria Guidi Peplau ministraram palestras sobre temas, não muito divulgados em outras capacitações, como as áreas de sindicância e de processos administrativos disciplinares. Advogadas do Órgão Central, ressaltaram a importância de se ampliar o conhecimento nessas áreas. Elas técnicas também abordaram temas transversais entre eles direitos e deveres dos funcionários e ética no serviço público.
De acordo com a consultora jurídica, Lucélia Maria Lenmann, a partir do próximo ano a Cojur participará, definitivamente, dos cursos de capacitações e para tanto está elaborando uma página de consulta a um banco de dados de perguntas e respostas a respeito da área jurídica.
O evento é coordenado pelas diretorias de: Educação Básica; Apoio ao Estudante; Organização, Controle e Avaliação; Desenvolvimento Humano da Secretaria da Educação; e Consultoria Jurídica De acordo com a diretora dessa área, Elizete Mello, até final do primeiro semestre todas as 1.323 escolas da rede pública estadual serão beneficiadas com a formação.