Balneário Camboriú – No início da tarde desta segunda-feira, 24, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou dados sobre a Influenza A em Balneário Camboriú. Segundo o secretário de saúde, José Roberto Spósito, a tenda de triagem montada no Posto de Saúde da Rua 1500 teve uma queda considerável de atendimentos no fim de semana. Não houveram mais que 50 atendimentos por dia no fim de semana. Já durante a última semana, o posto fez 774 atendimentos de enfermagem e 403 atendimentos médicos.
Em Balneário Camboriú há atualmente 03 pacientes internados com suspeitas de vírus H1N1. Nenhum deles na UTI. Mesmo assim, no domingo houve mais um óbito em decorrência de suspeitas da doença na cidade. É o segundo caso de Balneário Camboriú que vai a óbito. Se trata de um senhor de 51 anos que faleceu de pneumonia. O mesmo paciente estava internado no Hospital Santa Inês há 20 dias e apresentando um caso grave, teve uma certa melhora, saindo da UTI no dia 20 de agosto. O paciente ficou no quarto no período, retornando novamente para UTI e falecendo de complicações no mesmo dia.
O caso é suspeito de ter Gripe A, mas os exames de todos os pacientes suspeitos ainda não retornaram para a Saúde de Balneário Camboriú. Há casos que o exame só chega depois de 30 dias após o envio do material coletado. Para o secretário isso dificulta a avaliação de casos de Influenza A, mas isto não está impedindo o trabalho da Secretaria de Saúde em tratar qualquer gripe como se fosse o vírus H1N1. Todos os casos são analisados e as recomendações são as mesmas. Ao sinal de gripe, a orientação é procurar o posto de triagem na Rua 1500. Se for um caso de gripe comum, a orientação é para que o paciente fique em casa. Nesta terça-feira, 25, o grupo técnico de avaliação da gripe A na cidade se reunirá mais uma vez na Secretaria de Saúde.
Fonte: Assessoría de Imprensa